No contexto das Santas Missões Populares Vicentinas, de 10 a 24 de janeiro de 2010, realizou-se, na cidade de Francisco Badaró (MG) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a etapa da Pós-Missão. Contamos com oito missionários para este trabalho. As atividades foram desenvolvidas e organizadas em quatro setores: o primeiro setor compreendeu as cinco Comunidades do Centro; o segundo setor, as Comunidades de Barreiros, Empoeiras e São João de Cima; o terceiro setor, as Comunidades de Tocoiós, Mocó e Passagem, e o quarto setor, as Comunidades de São João da Barra, Deltrudes e Cemitério de Adão.

O conteúdo formativo trabalhado durante este período teve seu enfoque na Liturgia e na Capacitação de Lideranças. Em ambas, insistimos também na dimensão bíblica.

No que se refere à formação litúrgica, trabalhamos os seguintes conteúdos: Introdução à Sagrada Liturgia (tempo litúrgico, ano litúrgico, Missa, Celebração da Palavra, espaço celebrativo, canto litúrgico, etc.) e formação de Equipes de Celebração, com as devidas orientações para a preparação das celebrações. O coroamento das atividades era sempre a própria Celebração, preparada e vivenciada em profundidade pelo grupo em formação. Concluíamos nossos trabalhos, deixando Equipes constituídas, onde parecia possível.

O conteúdo da Formação de Lideranças teve seu enfoque na dimensão humana das pessoas e dos grupos. Neste tema, trabalhamos a importância da auto-estima, como valorização de si mesmo e dos próprios dons. No que se refere à dimensão comunitária, a importância do bom relacionamento, o exercício da liderança responsável, a importância de assumir compromissos e levá-los a sério, o valor da comunicação no grupo, a superação ou administração dos conflitos, o sentido e a importância da participação de cada um na comunidade como espaço de inclusão e de valorização de todos os dons.

Durante este período de Pós-missão, além da transmissão dos conteúdos da formação, empenhamo-nos na visita missionária aos enfermos das comunidades e às pessoas com problemas familiares ou de outra ordem.

Concluímos nossos trabalhos missionários, realizando a avaliação deste período, no dia 24/01 e, mais tarde, com a Celebração Eucarística, em Jenipapo (MG), com a presença de todos os missionários das Santas Missões Populares Vicentinas. A Eucaristia foi presidida pelo Sr. Bispo de Araçuaí, Dom Severino Clasen, OFM, que, além de demonstrar sua profunda satisfação com o trabalho da Família Vicentina nas duas cidades, chamou a nossa atenção para a urgência do exercício contínuo do profetismo e para a coragem que devemos ter em proclamar a Boa Nova do Reino onde quer que estejamos e, de modo muito especial, entre os pobres, destinatários primeiros da atividade messiânica do Filho de Deus.