Ano I  – Número 2 – Agosto /  2008.

SUPERIOR GERAL
Circulares do Pe. Gregory Gay, superior geral:

–        Dia 18/07/2008 circular a todos os membros da Família Vicentina, em preparação para o dia de oração por ocasião da festa de São Vicente de Paulo. Não deixe de ler e meditar esta belíssima mensagem em que o Pe. Gregory nos convida a fazer a leitura da realidade à luz da fé.

–        Dia 30/07/2008 circular a todos os membros da Congregação da Missão, com o anúncio dos cinco projetos que ganharam o Prêmio Missão 2008, entre eles o Projeto de Formação e Animação Bíblico-Pastoral-Social na ilha de Superagüi e nas ilhas vizinhas, apresentado pela Província de Curitiba.

 

CÚRIA GERAL

Pe. Cláudio Santangelo, secretário geral da Congregação da Missão, comunicou no dia 25/07/2008 que estão definitivamente cancelados os seguintes endereços eletrônicos para comunicação com a Cúria Geral: cmcuria@tin.it e cmcuria@yahoo.it

O único endereço para comunicação com a Cúria Geral é cmcuria@cmglobal.org


ASSEMBLÉIA PROVINCIAL – 2009

A Comissão Preparatória para a Assembléia Provincial (CPAP) realizou sua primeira reunião no dia 10 de agosto na Sede Provincial. Após tomar conhecimento do material enviado pela Comissão Preparatória para a Assembléia Geral (CPAG-2010), confirmou os seguintes encaminhamentos:

  1. Segundo Semestre de 2008: leitura, reflexão pessoal e comunitária do Documento Final da AG-2004, dos textos relacionados com a Formação Permanente e da carta do Superior Geral sobre Formação Permanente (18/02/2008). Este material será enviado aos Superiores e Coordenadores de Casa no início de Setembro/2008.
  2. Início de fevereiro/2009: as Comunidades Locais receberão o material para a realização das Assembléias Domésticas (de março a maio de 2009).
  3. Enviar as Atas das Assembléias Domésticas à CPAP até 20/05/2009.
  4. Do dia 11 a 13 de junho/2009: reunião da CPAP para elaboração do “Instrumento de Trabalho” da Assembléia Provincial.
  5. Do dia 24 a 28 de agosto/2009: Assembléia Provincial em preparação para a Assembléia Geral/2010. 


VOLUNTÁRIOS DA PBCM RECEBEM HOMENAGEM NO RIO DE JANEIRO

Por iniciativa do vereador Roberto Monteiro, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro entregou Moções em homenagem aos Voluntários da Província Brasileira da Congregação da Missão. A solenidade aconteceu no dia 18 de agosto de 2008, às 18h30 min., no Salão Nobre Antônio Carlos Carvalho, Palácio Pedro Ernesto, Cinelândia – Rio de Janeiro.

Parabéns a todos os Voluntários da PBCM. Vocês merecem esta justa homenagem pelo importante serviço que realizam nos nossos projetos sociais.

SEMANA VOCACIONAL VICENTINA 

Caríssimo Coirmão da PBCM, não se esqueça de que, na semana de 21 a 28 de setembro deste ano,  deverá ser realizada  a  Semana Vocacional Vicentina em todas as obras da PBCM. Ajude sua Comunidade Local na organização e realização dos eventos.

Algumas sugestões: conhecer melhor o Plano do Serviço de Animação Vocacional da Província; rezar diariamente em comunidade a oração “Esperança de Israel”; realizar encontros de Despertar Vocacional com os adolescentes e Jovens, jornadas vocacionais, horas santas e celebrações vocacionais; organizar ou fortalecer as Equipes Paroquiais e/ou Comunitárias do Serviço de Animação Vocacional; organizar Grupos de Opção de Vida (GOV) com jovens vocacionados e, outras atividades segundo a sua criatividade e de acordo com a realidade da comunidade onde reside e trabalha.


CONSELHO PROVINCIAL AMPLIADO

Nos dias 19 e 20 de agosto, na Fazenda do Engenho, aconteceu reunião do Conselho Pro-vincial Ampliado com a participação dos Coirmãos Incorporados da Comissão de Formação e de outros Coirmãos para tratar de assuntos ligados ao processo de formação dos nossos.

Em especial foram tratados os seguintes assuntos: dimensão humano-afetiva-sexual, novas tecnologias e consumismo, orientação e orientador espiritual, ética e falta de ética na transmissão de informações internas na PBCM, em especial quando Coirmãos de uma Comunidade passam por outra Comunidade (verdade, justiça, caridade, senso crítico, discrição e fofoca).

Oportunamente o Visitador Provincial enviará circular comunicando o conteúdo das reflexões e propostas de encaminhamentos para diversas instâncias: Pessoal, Comunidade Local e Provincial, Equipes e Comissões.

ENCONTRO DOS COIRMÃOS JOVENS

Aconteceu, nos dias de 5 a 7 de agosto, em Caraguatatuba (SP), o encontro dos coirmãos jovens da PBCM. O tema “Mudança de Estruturas” contou com a assessoria da professora Valéria S. Baptista, cientista social e professora do Colégio São Vicente, e do Pe. Agnaldo Aparecido de Paula. Além dos estudos, de partilhas de experiências e da elaboração de propostas para a concretização da Campanha Mudança de Estruturas o encontro proporcionou aos participantes momentos de espiritualidade, de fraternidade e de lazer. Infelizmente apenas 11 dos 26 Coirmãos convidados estiveram presentes. O próximo encontro será em 2010 e a articulação está a cargo dos Coirmãos Pe. Emanoel Bedê Bertunes e Pe. Pedro Dias de Lima.

NOTÍCIAS DAS CASAS DA PROVÍNCIA

Casa Dom Viçoso 

Após o mês de julho, tempo atípico para os componentes da casa, pela ausência dos nos-sos seminaristas vizinhos, chega agosto, mês vocacional. Foram bem enfocadas as quatro semanas. 1ª marcada pelo dia do Padre e dos ministros ordenados. 2ª pelo festivo dia dos Pais e semana da Família. 3ª dedicada aos consagrados Irmãos e Irmãs, no dinamismo de seu carisma. 4ª dos Leigos Catequistas. Tudo isso foi bem enfocado e celebrado nas celebrações eucarísticas. Contamos com a alegre visita do Pe. Provincial, que viveu conosco três dias descontraídos. Graças a Deus todos os coirmãos vão bem no limiar das longas vidas. Recebemos visitas de vários passantes: Pe. Luís Veras, em rápido tratamento. Pe. Wander Ferreira, de férias. Pe. Paulo José, indo para encontro (SP) como representante da Diocese de Araçuaí. Também Pe. Ézio Lima e Nilson Grossi para revisão de saúde enriqueceram a casa com suas presenças mais alongadas.

Ir. Edmar fez uns bons reparos e conse-guiu comprar um novo fogão para substituir o antigo, já com desperdicio de gás. Assim vamos correndo contra o tempo que não pára, mas nos deixa bem felizes pelos bons resultados na recuperação de todos na já combalida saúde.

Também a Associação da Medalha Milagrosa fez sua presença mais vital com a ajuda do Ir. Vinícius Augusto na animação. A novena perpétua conta nas segundas feiras com bom número de participantes e, às quintas feiras, a missa com os seminaristas e os padres da Formação traz uma nota festiva e alegre para todos nós. Eis o que vivemos.

Pe. Célio M. Dell’Amore, CM

27-08-2008


Casas de Formação – Belo Horizonte

Com os corações cheios de alegria e es-perança os membros das Comunidades do Ins-tituto São Vicente de Paulo e do Teologado São Justino de Jacobis reiniciaram as atividades com uma Celebração Eucarística no dia 7 de agosto.

Durante a homilia foi destacada a riqueza de experiências vivenciadas pelos membros das duas Comunidades durante o mês de julho. Vale à pena apontar estas experiências como verdadeiros sinais do Reino. Acompanhe a bela ladainha: o Curso de Missiologia para seminaristas (Brasília-DF), o Estágio Missionário (Riacho Fundo II – DF), a Escola de Formadores (ISTA-BH-MG), o Curso de Animadores Vocacionais (CRB-BH-MG), o ENEV (Belém-PA), o Curso de Liderança Servi-dora (Paris-FR), a Missão da Família Vicentina (Caratinga-MG), a Ordenação Presbiteral do Diác. Pedro (Malhada-BA), o Encontro de Padres Negros, o Estágio Vocacional (SAVV-Trevo-BH) e o merecido descanso junto aos familiares.


Jubileu em Contagem
 

No dia 31 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Contagem (MG), ocorreu solene Celebração Eucarística em ação de graças pelos 25 anos de presença missionária dos “Lazaristas” (Congregação da Missão) nesta Paró-quia. A celebração presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo contou com a presença de vários padres e seminaristas da PBCM, muitos membros de diversos ramos da Família Vicentina e grande número de fiéis da Paróquia jubilada e de outras paróquias.

Após a celebração foi oferecido alegre e farto café da manhã a todos que participaram da Santa Missa (foto).


AGENDA DO PROVINCIAL EM SETEMBRO

Visita do Provincial às seguintes Casas:

De 1º a 4 – Teologado S. Justino de Jacobis, BH.

De 15 a 17 – Brasília (DF)

De 18 a 21 – Riacho Fundo II (DF)

De 23 a 26 – Carinhanha (BA)

De 27 a 30 – Serra do Ramalho (BA)

JUBILANDOS EM SETEMBRO

Dia 22 – 90 anos de idade
– Pe. Ézio Rodrigues de Lima

Dia 26 – 60 anos de ordenação sacerdotal
– Pe. Sebastião Agatão Dias

Dia 28 – 50 anos de ordenação sacerdotal

– Pe. Célio M. Dell’Amore
– Pe. Antônio Gomes Pereira
– Pe. Wilson Belloni


ORDENAÇÃO DIACONAL

No dia 23 de agosto, na Paróquia N. Sra. da Medalha Milagrosa, Riacho Fundo II (DF), o Ir. Deoclides Magalhães Rodrigues foi ordenado diácono, em celebração presidida pelo cardeal arcebispo emérito de Brasília Dom José Freire Falcão. Ao novo diácono nossos votos de felicidades e fecundo ministério.

FAMÍLIA VICENTINA

AEALAC: Diretoria 2008/2010

No dia 31/05/2008, em Assembléia Geral, foi eleita a nova diretoria da AEALAC que foi assim constituída:

Presidente: Mariano Pereira Lopes

Vice-Presid.: Antônio Ferreira Borges Neto

1º Secretário: Alberto Augusto Reis Viana

2ª Secretária: Lúcia Helena Teixeira Braga

1º Tesoureiro: Walter dos Reis Vieira

2º Tesoureiro: João Bosco Miranda.


Sociedade de São Vicente de Paulo

O presidente internacional da SSVP, cfd. José Ramón Díaz Torremocha, editou mais uma Carta-Circular, datada de 30/06/2008, deixando três temas à reflexão para todos os confrades e consócias no mundo, baseado no Evangelho de São João 19,30 “Quando Jesus bebeu o vinagre, disse: tudo está cumprido. E inclinando a cabeça, entregou o espírito”. 1) Que queres de mim Senhor? 2) Abertos e em defesa dos valores cristãos. 3) A Mudança de Estruturas.

A carta-Circular está à disposição de toda a Família Vicentina no site: www.ssvpglobal.org

FV – Regional de Belo Horizonte

Pe. Manuel Ginete, delegado do Superior Geral para a Família Vicentina, enviou mensagem ao Pe. Raimundo João da Silva, com cópia ao visitador da PBCM, agradecendo e elogiando a atuação da Família Vicentina na região de Belo Horizonte. Assim se expressou Pe. Ginete “Vê-se claramente como a FV ali está bem comprometida. Muito me alegro. Rogo a Deus que abençoe sempre seus esforços para e com os Pobres do Brasil”.


MISEVI – Brasil

Pe. Gregory Gay, superior geral da Con-gregação da Missão e das Filhas da Caridade e Diretor Geral da Associação “Missionário Secu-lares Vicentinos” (MISEVI) aprovou os Estatutos Nacionais de MISEVI do Brasil para cumprir o estabelecido no Cânon 304. A atual presidente nacional do MISEVI é Rosa Momesso, professora do Colégio São Vicente de Paulo (RJ) e os assessores são Pe. Alexandre Nahass Franco, C.M, e Ir. Rizomar B. Figueiredo, FC.


OUTRAS NOTÍCIAS

CRB-Nacional tem nova Sede Nacional

A partir de 29/05/2008 a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, tem sua Sede Nacional no seguinte endereço:
SDS, Bloco H nº 26 – 5º Andar, Sala 507
Edifício Venâncio II
70393-900  Brasília – DF
Fone: (61) 3226-5540 / Fax: (61) 3225-3409
www.crbnacional.org.br
crb@crbnacional.org.br

 

Razões que definiram a transferência da Sede: maior comunhão com organismos da Igreja, busca por novas parcerias, centralidade geográfica e cultural.

No dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro foi celebrada a Ação de Graças pelos 54 anos de missão na “Cidade Maravilhosa” e envio das Equipes de Coordenação Nacional para a nova Sede Nacional em Brasília.


Novas Formas de Inserção

A Rede “Um Grito Pela Vida”, em con-tinuidade da reflexão e formação sobre o Tráfico de Seres Humanos (TSH), inicialmente assumido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a União Internacional dos Superiores (UISG), esteve reunida nos dias 15-17 de maio de 2008, na casa de Encontros das Irmãs Cabrini em São Paulo. A assessoria do encontro esteve a cargo de membros do Escritório de Prevenção e En-frentamento ao Tráfico de Seres Humanos do Estado de São Paulo. Na segunda parte do encontro ocorreu a socialização de atividades e iniciativas realizadas até o momento pelas integrantes da rede e construiu-se o plano para 2008-2009.

O encontro foi um marco na confirmação das “Novas formas de inserção” e na defesa da vida dos povos e,  ao mesmo tempo, uma denúncia da nova forma de escravidão – o tráfico de Seres Humanos, principalmente das mulheres e crianças.

Trabalhar pela erradicação do TSH faz parte da estratégia “d” da Prioridade 1 do Plano Global de Ação da CRB-Nacional, Triênio 2007-2010, “Reafirmar o compromisso da VRC no serviço à vida, diante das grandes questões sociais e ambientais; e fortalecer a inserção nos meios populares e em novos espaços de solidariedade e cidadania.”


2º Congresso Missionário Nacional

 

Em preparação para o CAM3COMLA8 (Quito/Equador) aconteceu em Aparecida (SP) o 2º Congresso Missionário Nacional. Da reflexão, nasceu o seguinte compromisso:

A Vida Religiosa, participante do 2º Congresso Missionário Nacional compromete-se com:

  1. A radicalidade no seguimento de Jesus Cristo e seu projeto, assumindo um rosto pobre e inserindo-se no meio dos Pobres.
  2. A Igreja que busca converter-se em casa e escola de comunhão, favorecendo relações inclusivas e participativas.
  3. A itinerância que fortalece a presença e o testemunho profético em situações sócio-geográficas “onde Cristo ainda não é reconhecido como Deus e Senhor”.