De 3 a 6 de junho de 2010, realizou-se o I Encontro Inter-Regional de Assessores da Família Vicentina, no Santuário do Caraça, primeira Casa da Congregação no Brasil (1820). Eram aproximadamente 50 lideranças, entre leigos e leigas, Irmãs e Padres, representando os 10 Ramos que compõem os Regionais acompanhados pelos Coirmãos da Província, em três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Entre todos, impressionavam a identificação entusiasta com o carisma vicentino, a grande sensibilidade para com os pobres e o acurado interesse por uma sólida formação permanente.

Seguindo os passos do método VER-JULGAR-AGIR, começamos lançando um olhar sobre a realidade que nos cerca, procurando identificar como se situam os pobres no contexto atual e de que maneira o mundo dos pobres desafia a Igreja e a Família Vicentina em nossos dias. Em seguida, nossa vida e missão foram amplamente iluminadas pelosprincípios da Doutrina Social da Igreja e pela experiência de São Vicente e de Santa Luísa. Por fim, procuramos conhecer melhor o Projeto “Mudança de Estruturas”, com suas lúcidas e audaciosas estratégias, descobrindo pistas para a elaboração de projetos, a partir dos clamores das diferentes realidades em que nos situamos.

Foram quatro dias intensamente vividos, num clima de comprometimento, alegria e fraternidade. As seis conferências foram enriquecidas pelas intervenções dos participantes e pelos iluminadores debates suscitados. Os momentos de oração e as celebrações eucarísticas, preparadas com esmero pela equipe encarregada, constituíram-se em verdadeiras pausas restauradoras, fazendo-nos reavivar a consciência de nossa vocação missionária e renovar o nosso sentido de pertença à Família Vicentina.

Resta-nos agora a tarefa de transmitir aos nossos grupos e comunidades, em linguagem compreensível, fascinante e provocadora, as riquezas compartilhadas no Encontro, promovendo uma verdadeira transformação de nossas estruturas pessoais, comunitárias e institucionais para assumirmos, com criatividade audaz e liberdade evangélica, a desafiadora missão de construir um mundo melhor em comunhão solidária com os pobres.