41ª ASSEMBLEIA GERAL DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO

Visite o site oficial: www.cmglobal.org/es/asamblea-general/


Dia 28/06/2010

Com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. G. Gregory Gay, Superior Geral, às 9 horas, na Capela de São Vicente de Paulo, à Rue de Sèvres, 95, Paris, iniciou-se a 41ª Assembléia Geral da Congregação da Missão. Esta Assembleia Geral acontece de 28 de junho a 16 de julho de 2010 com a participação de 117 membros: o Superior Geral, o Vigário Geral, os Assistentes Gerais, o Ecônomo e o Secretário Geral, 45 Visitadores, 4 Vice-Visitadores, 60 delegados e 1 Irmão.

Na circular datada de 14 de abril de 2008 Pe. G. Gregory Gay apresentava o lema da AG-2010: “Fidelidade Criativa à Missão” e o tema: (…) tendo em vista o Evangelho e sempre atenta aos sinais dos tempos (…) a C.M. procurará abrir caminhos novos e empregar meios adequados [às circunstâncias dos tempos e dos lugares] (…) de modo a permanecer em estado de renovação contínua (cf. C. 2).

Às 10h15 no auditório da Cúria Geral das Filhas da Caridade, Rue du Bac, após a “Oração em Tempo de Assembleia” e feita a leitura da mensagem do Cardeal Pirônio em nome do Santo Padre Bento XVI, Pe. G. Gregory Gay, Superior Geral, deu por aberta oficialmente a 41ª Assembleia Geral da Congregação da Missão. Pe. Francisco Javier Álvarez Munguía, Província de Madrid, Diretor Geral das Filhas da Caridade, assume a condução dos trabalhos e convida o Pe. Cláudio Santangelo, Secretário Geral da Congregação da Missão, para fazer a confirmação da presença dos Delegados.

Os escrutinadores da Assembleia são: Pe. Szabolcs Barta (Hungria, nasc. 07/06/1981), Pe. Antônio Guadalupe Escobedo Hernández (México, 30/09/1976).

Em segundo escrutínio foi eleito secretário geral da Assembleia o Pe. Corpus Juan Delgado Rubio  (Zaragoza) e vice-secretário Pe. Rolando Serafin Santos (Filipinas).

Prosseguindo os trabalhos Pe.  Giuseppe Turati em nome da Comissão de Preparação da Assembleia Geral / 2010 (CPAG-2010) apresentou o histórico do trabalho realizado pela Comissão desde sua nomeação pelo Superior Geral no primeiro semestre de 2008 até o presente momento. É importante lembrar que os membros da CPAG-2010 eram: Pe. Giuseppe Turati (Turim), Pe. Elie Delplace (Paris), Pe. Bienvenido Disu (Filipinas), Pe. Patrick J. Griffin (Filadélfia), Pe. Fernando Macías (Chile) e Pe. Zeracristos Yosief (Eritreia).

Pe. Fernando Macias apresentou o Diretório para a Assembleia 2010 confrontando com o Diretório da Assembleia de 2004 as modificações propostas para apreciação e aprovação dos assembleístas. O Diretório para a 41ª Assembleia Geral (2010 ) está organizado em 11 capítulos. Chegando ao 10º capítulo foi feita uma moção, aprovada pelos assembleístas, de encerramentos dos trabalhos neste dia.