41ª ASSEMBLEIA GERAL DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO

Visite o site oficial: www.cmglobal.org/es/asamblea-general/


Dia 01/07/2010 – 4º dia

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Jean Daniel PLANCHOT (Província de Paris, trabalhando na 41ª Assembleia como sintetizador), às 8 horas, na Capela das Aparições de Nossa Senhora a Catarina Labouret.

Às 9 horas, no Auditório da Cúria Geral das Filhas da Caridade, após a oração e felicitações aos aniversariantes procedeu-se a leitura e aprovação da ata.

Pe. Alberto Versnaschi apresentou para análise, discussão e aprovação dos assembleístas a proposta que elaborou como alternativa ao texto da CPAG-2010 para o capítulo destinado á Revisão dos Estatutos. O texto aprovado foi o seguinte:

Art.33
§ 1.   A Comissão para Revisão dos Estatutos nomeada pelo Superior Geral com seu Conselho apresenta à Assembleia Geral o documento elaborado por ela no conjunto e nos seus diversos pontos.
§ 2.   O Moderador oferece aos membros da Assembleia a oportunidade de intervenção para pedir esclarecimentos e precisões.
§ 3.   Ato contínuo, a Comissão Central, de acordo com o artigo 21 deste Diretório, propõe a constituição de uma Comissão de três membros da Assembleia com a função de recolher as possíveis propostas de modificações, acréscimos e substituições a serem incorporadas ao documento apresentado pela Comissão para Revisão dos Estatutos.
§ 4.   Todo membro da Assembleia, individualmente ou em grupo, analisa o documento apresentado pela Comissão para a Revisão dos Estatutos e, se não estiver de acordo com o trabalho da mesma, pode apresentar pedidos ou propostas de mudança, motivando-as, e propondo por escrito possíveis textos alternativos, dentro do limite de tempo indicado pelo moderador.
§ 5.   A Comissão recolhe os pedidos ou propostas dos membros da Assembleia, reelabora o texto e o apresenta, por partes ou em seu conjunto, aos membros da Assembleia Geral para a aprovação.
§ 6.   A aprovação de modificações dos Estatutos requer a maioria absoluta dos votos válidos (cf. Const. 136 § 5).

Terminado a aprovação dos Estatutos o Pe. John Gouldrick, ecônomo geral, apresentou o Relatório Econômico elaborado em 4 partes:

1. Informações Financeiras.
2. Explanações

–    Informações sobre os Diversos Fundos administrados pela Cúria Geral: Missões, Formação, Patrimoniais, Provinciais.
–    Distribuição de recursos econômicos feita pela Cúria Geral
–    Importância das Províncias encaminhar estudos sobre a viabilidade de contratar Plano de Saúde e Seguro de Vida.
–    Importância da elaboração e inserção nas Normas Provinciais ou Estatutos Civis da Cláusula de Dissolução, visando determinar a destinação do patrimônio.

3. Algumas Propostas
4. Questões apresentadas pelos assembleístas

Iniciando a “sessão da tarde” Pe. Gregory informou que foram editados alguns vídeos onde os Pobres apresentam aos membros da 41ª Assembleia Geral o que pensam e quais são as suas esperanças em relação aos membros da Congregação da Missão. O primeiro vídeo apresentado foi sobre parte da história de Marilene. História que não é apenas de Marilene, mas de muitas outras Marilenes que podem ser encontradas, aos milhares, em diversos países. Marilene é de uma africana que chega à Itália em busca de melhores condições de vida.

Toda a sessão desta tarde foi dedicada à conferência apresentada pelo senhor Andrea Riccardi fundador da Comunidade de Santo Egídio, em Roma, em 1968, que se dispôs em seguida para responder a diversas perguntas feitas pelos assembleístas.