Hoje, começou a 42ª Assembleia Geral, no campus da Universidade DePaul, em Chicago, a primeira celebrada fora da Europa. A manhã começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Gregory Gay, superior geral, na igreja paroquial de São Vicente de Paulo, talvez a mais bela de toda Chicago. Nesta celebração, o superior geral fez um chamado para que a Congregação “saia” e continue comunicando a Boa Nova aos pobres. Posteriormente, a Assembleia teve continuidade no salão de reunião, com a chamada e a oração ao Espírito Santo. Felizmente, o Espírito veio em ajuda dos delegados para encontrar a forma de utilizar os meios eletrônicos de votação.

Na continuação, Padre Gregory declarou aberta a Assembleia. Padre Ray Van Dorpe, Visitador da Província Oeste dos Estados Unidos, deu as boas vindas aos delegados a Chicago, em nome dos Coirmãos dos Estados Unidos, recordando como os Vicentinos italianos começaram sua trajetória neste lugar, há 200 anos. Em seguida, passou-se à eleição dos oficiais da Assembleia. Foram eleitos: Corpus Delgado (Zaragoza), secretário; Giuseppe Turatti (Cúria Geral), subsecretário. Como moderadores, em inglês, espanhol e francês respectivamente: Daniel Pilario (Filipinas), David Carmona Morales (Zaragoza) e Ziad Haddad (Oriente).

cronica1dia

Joaquim González, da Comissão Preparatória, apresentou o Diretório ou as normas para o desenvolvimento da Assembleia. Surgiram, então, algumas inquietações, que foram respondidas, assim como se fizeram alguns esclarecimentos referentes às traduções.

A esta altura, foi eleita a Comissão de Síntese e Redação. Estes Coirmãos se empenharão em preparar o Documento Final da Assembleia: Lennoxie Lusabe (Kênia), Gabriel Naranjo (Colômbia) e Federico Pellefigue (França).

Para surpresa de muitos, a Assembleia se desenvolveu segundo o previsto e já começaram as reuniões por pequenos grupos linguísticos, em vista de propor os membros que integrarão a Comissão Central, que assistirá a coordenação da Assembleia. Da lista dos indicados, Marcelo Manimtim (Filipinas) foi eleito na primeira votação. Na segunda, foram eleitos Miles Heinen (USA), Christian Mauvais (França) e Tomaz Mavric (Vice-Província Santos Cirilo e Metódio). Antes de finalizar a jornada, na última votação, foi eleito Joaquim González (Madri).

Os acontecimentos deste primeiro dia ficarão guardados na história. Foi uma jornada sem contratempos, tendo em conta a diversificada procedência dos 111 delegados presentes. Assim, passadas uma tarde e uma manhã, surgirá o segundo dia.