O discernimento da nossa chamada

Depois da oração e aprovação da acta, o encontro iniciou um debate sobre as missões internacionais. Com base nas sugestões das assembléias provinciais, delegados participaram nos debates sobre a forma de incentivar estas missões e fazer recomendações para melhorias.

Mais tarde, Danny Pilario, a Comissão Central analisou o processo de criação do documento final. Esta semana, o trabalho de montagem em pequenos grupos para discutir as três partes do documento de trabalho e fornecer informações ao Comité Central. A comissão síntese irá apresentar o seu trabalho à Assembléia na íntegra para comentar o assunto. Finalmente, o documento final será apresentado e aprovado. Além disso, cada conferência continental também adotou linhas de ação para a sua região em particular.

cronica1

Com isto em mente, o conjunto trabalharam em grupos para discutir a primeira parte do documento em relação à realidade no contexto de hoje. Quais são os aspectos positivos da nossa realidade hoje? Quais são os principais desafios que enfrentamos na cultura moderna, e dentro da mesma Congregação?

Após o almoço, Marcelo Manimtim das Filipinas, que é encarregado da comissão de síntese com Orlando Escobar, Colômbia, resumiu os resultados de conversa na parte da manhã sobre os desafios enfrentados pela Congregação hoje, tendo em conta os desafios realidades internas e sociais. Este ponto foi aberto para comentários e reações. Por mais de uma hora vários irmãos tomou a palavra para promover ideias e pensamentos sobre a primeira parte do documento. Muitos observaram a importância de proporcionar esperança e inspiração no documento reconhecendo ao mesmo tempo os desafios, tanto internos como externos. Como ler os sinais dos tempos para discernir o chamamento de Deus para nós hoje? Como é que vamos comemorar 400 anos do carisma? Qual é a boa notícia que nós pobres?

Depois de uma curta pausa, o encontro voltou a reunir em pequenos grupos de discussão para uma outra questão do documento final: Quais são os elementos-chave do nosso carisma que fortalecem hoje para continuar a missão? Após discussão e discernimento, o conjunto orou e terminou o dia, dando os seus pensamentos para a prática de síntese.

Por Sergio Plana