Free songs

Carinhanha

VOLTAR

O município de Carinhanha (vizinho ao município de Serra do Ramalho) localiza-se à margem esquerda do Rio São Francisco, a 899 Km da capital do Estado e a 114 Km da cidade de Guanambí, a mais próxima sede da Região Administrativa e o centro polarizador da administração do Governo do Estado. Sob o ponto de vista econômico, o município de Carinhanha também sofre influência do município de Guanambí. Faz parte da Região Econômica 14 – Médio São Francisco e da Região de Planejamento Oeste. A organização sócio-econômica do município predomina atividades agrícolas e pecuárias com concentração fundiária e apresenta uma baixa concentração comercial, industrial, bancária e de serviços sociais básicos. IDH-M 0,607 ficando em 264º lugar entre os municípios baianos (415).
A ocupação inicial do território ocorreu através do bandeirante Manuel Nunes Viana que passou a chamar o território de Carunhenha. 
Carinhanha (adaptação popular ao nome Carunhenha) tornou-se um grande núcleo demográfico e em 20 de abril de 1832, através de um Decreto, foi elevado a categoria de Vila. A elevação da Vila de Carinhanha à categoria cidade deu-se por força da Lei Estadual nº 762 de 17 de agosto de 1909, assinada pelo então governador Dr. João Ferreira de Araújo Pinto.