Comgregazione doa Missione

Curia Geralizia

Via dei Capasso, 30
00164 ROMA – Italia
TO. 06 6613061
Fax 06 6663831
e-mail: cmcuria@cmglobal.org

Carta da Comissão Preparatória
da Assembléia Geral 2010,
aOs VisitadorES da Congregação da Missão

 23 de junho de 2008

Querido Visitador:

A paz de Cristo esteja conosco!

A XLI (41ª) Assembléia Geral da Congregação da Missão se celebrará em Paris, de 28 de junho a 16 de julho de 2010. O lema da AG2010 é: “Fidelidade Criativa à Missão”. O Superior Geral com seu Conselho, em carta datada de 14 de abril de 2008, anunciou que o tema da Assembléia será:

(…) tendo em vista o Evangelho e sempre atenta aos sinais dos tempos (…) a Congregação da Missão procurará abrir caminhos novos e empregar meios adequados [às circunstâncias dos tempos e dos lugares] (…) de modo a permanecer em estado de renovação contínua (cf. Const. 2).

Os membros da Comissão Preparatória nos reunimos em Roma, de 9 a 13 de junho de 2008, para começar nosso trabalho. Neste pacote vão incluído alguns materiais que acreditamos serão úteis para a preparação das Assembléias Domésticas e Provinciais.

Material para ajudar nas tarefas de rotina:

1. “Orientações para a Apresentação de Postulados para a Assembléia Geral”. Cada Província e cada coirmão têm direito de apresentar postulados à Assembléia.

2. “Certificado da Eleição dos Delegados para a Assembléia Geral”. Cada Província elege os delegados conforme as Constituições, 139 e Estatutos, 87.

3. “Folha de Dados dos Participantes na Assembléia Geral 2010”. Pedimos-lhes que preencham este formulário e que nos enviem com uma fotografia de cada delegado.

4. “O Documento da Comissão para a Revisão dos Estatutos”. A Assembléia Geral de 2004 mandou o Superior Geral criar uma Comissão para estudar nossos Estatutos. Este documento é o resultado do seu trabalho. Convidamos-lhes a avaliá-lo, da maneira mais oportuna para sua província, de modo que possa ajudar-lhes a responder as questões postas no final das páginas do documento. O grupo preparatório da Assembléia Provincial deverá oferecer algumas idéias sobre como realizar este trabalho.

5. Uma Proposta sobre o Processo e Eleição do Superior Geral. A Assembléia Geral de 2004 também mandou o Superior Geral estudasse modos para melhorar o processo de eleição de alguém para este ofício. Esta proposta é resultado de algumas consultas e revisões. Este documento se envia aos coirmãos unicamente para informação e não para discussão nas Assembléias Domésticas ou Provinciais.

6. Por último, lhes oferecemos algumas “Perguntas para Reflexão” que esperamos lhes sejam úteis para animar suas Assembléias Domésticas e Provinciais. Suas respostas a estas perguntas ajudarão à Comissão a preparar o Instrumentum Laboris. A AG2010 continua e enfatiza o tema da AG2004. Em 2004 desafiamos a nós mesmos sobre nossa Identidade Vicentina à luz da experiência vivida a partir das Constituições. Em 2010 perguntaremos a nós mesmos o que temos aprendido nestes últimos anos e como necessitamos continuar formando-nos para a fidelidade criativa à missão.Fazemos-nos estas perguntas e responderemos a elas como homens de fé, caracterizados como seguidores de Jesus evangelizador dos pobres.

Gostaríamos de construir o processo de nossas Assembléias – Domésticas, Provinciais e Geral – em torno de um diálogo dinâmico. Queremos perguntar-nos sobre nós mesmos, sobre nosso contexto, sobre nossos colaboradores e onde reside nossa energia; que temos aprendido e que podemos aprender da experiência; aonde nos conduz; como necessitamos crescer e mudar. Discernirmos esta realidade falando e escutando-nos mutuamente.

Esta conversação deveria ser um elemento básico comum a todos os níveis, desde o individual ao doméstico e através do provincial à Assembléia Geral. Em cada nível, deveria eleger-se um “sintetizador” que escutando o grupo e sintetizando os melhores pensamentos, os encaminha ao nível seguinte (Não é um repórter). Através das melhores comunicações dos sintetizadores, em ambos os níveis, domésticos e provincial, a Província contribui para a organização da Assembléia Geral.  Os métodos criativos, individuais e ministeriais, devem destacar-se como importantes e iluminadores.

A Comissão Preparatória deseja oferecer-lhes três sugestões referentes à carta que vocês escrevem à sua Província no começo do processo de convocação das Assembléias Domésticas e Provincial. Primeiro, pedimos que incluísse o documento referente aos postulados (número 1 acima). Segundo, sugerimos que em sua carta anime aos coirmãos ao diálogo em todos os níveis e que façam uso de alguém que escute e seja capaz de comunicar o que ouviu na conversação. Estamos chamando a este indivíduo de “sintetizador”. Use para descrevê-lo o que seja útil da descrição feita acima. Eterceiro, gostaríamos de sugerir que você recomende aos membros de sua Província a leitura de alguns textos antes das Assembléias Domésticas e Provincial. O Documento Final da AG2004 (Vincentiana 48: 4/5 (Julio-Octubre 2004); os textos referentes à Formação Permanente (Vincentiana 51: 3  (Mayo-Junio, 2007); e a Carta do Superior Geral sobre Formação Permanente, 18 de fevereiro de 2008 (Vincentiana 52: 1/2 (Enero-Abril 2008)

Pedimos-lhe que sua Província programe suas Assembléias Domésticas e a Provincial entre julho de 2008 e outubro de 2009. Todo o resultado de suas deliberações deve ser enviado à Secretaria Geral de sorte que chegue à Cúria antes de 31 de outubro de 2009. Pedimos-lhe também que todo o material seja enviado por correio eletrônico, em formato WORD, à Secretaria Geral (endereço do correio: ag2010@cmglobal.org); isto ajudará à Comissão em seu trabalho.

Obrigado por sua colaboração.

No ano da Assembléia (2010) celebramos o 350º aniversário das mortes de São Vicente e de Santa Luisa, que sobrevivem em nossos pensamentos e em nossos ministérios. Peçamos que o Espírito do Senhor que lhes animou esteja sobre nós, nesta importante tarefa de planejar e encarar o futuro. Pedimos-te também: Oh Maria, sem pecado concebida, rogai por nós que recorremos a vós, neste momento.

Vossos irmãos em Cristo

Giuseppe Turati, Elie Delplace, Bienvenido Disu,

Patrick J. Griffin, Fernando Macías, Zeracristos Yosief