pbcmA Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM) é uma instituição católica, composta por homens consagrados (Padres e Irmãos) ao serviço missionário dos pobres. É parte da Congregação da Missão, sociedade de vida apostólica fundada por São Vicente de Paulo, no século XVII, na França.

No Brasil, a Congregação da Missão possui três Províncias: Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM), com sede no Rio de Janeiro-RJ; Província do Sul, com sede em Curitiba-PR; Província de Fortaleza, com sede em Fortaleza-CE.

Sob o aspecto jurídico, é a união de diversas casas da Congregação da Missão dentro de determinados limites territoriais. É coordenada por um Superior Provincial, chamado Visitador, com a ajuda de um Conselho Provincial. Em conformidade com o Direito Canônico da Igreja Católica e com as Constituições e Estatutos da Congregação da Missão, tem jurisdição ordinária e própria. Seus membros são Padres e Irmãos.

A sede da PBCM está localizada à Rua Cosme Velho, 241, Rio de Janeiro. Suas casas e comunidades estão situadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. Alguns de seus membros prestam serviços em outros estados e países.

Para atingir o fim da Congregação, a PBCM, segundo suas Normas Provinciais, Art. 3, tem como objetivos:

  1. Imbuir-se do Espírito de Jesus Cristo, isto é, de suas disposições, intenções e engajamento pessoal, em favor dos marginalizados da sociedade. Jesus, Libertador dos pobres, é a regra da Província.
  2. Exercer ação missionária que vise atender aos apelos dos pobres, nas situações concretas da realidade, pela organização pastoral do Povo de Deus, em áreas carentes, sobretudo no interior e na periferia das cidades, para viver integralmente sua fé, lutar por seus direitos, libertar-se de toda forma de escravidão ou exploração.
  3. Aplicar-se à Formação de Agentes de Pastoral, clérigos e leigos, comprometidos com a causa evangélica dos pobres.