12 de agosto de 2015.

Prezados Coirmãos, 

A grande necessidade da Igreja é a de ter homens evangélicos, que trabalhem para purificá-la, iluminá-la e uni-la a seu Divino Esposo” (SV III, 202).

De 16 a 30 de janeiro de 2016, realizaremos as Santas Missões Populares Vicentinas, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Japeri (RJ), Diocese de Nova Iguaçu (RJ). O bispo diocesano, desde 22/9/2002, é D. Luciano Borgamin, italiano, dos Cônegos Regulares Lateranenses e o pároco é Pe. Paulo César Machado, diocesano. A Região 7 da Diocese de Nova Iguaçu é constituída pelas 2 Paróquias de Japeri (Paróquia Nosso Senhor do Bonfim e Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e 2 Paróquias de Paracambi (Paróquia São Sebastião e Paróquia São Pedro e São Paulo). Em Japeri, com menos de 30 mil habitantes, encontram-se os mais baixos índices de qualidade de vida, em todos os sentidos. As lideranças, muitas vezes dependentes profissionalmente do poder público, resistem a projetos mais políticos por medo de perder o emprego. Ainda persiste um coronelismo velado. Japeri, até pouco tempo, era um lugar muito tranquilo. A criação das UPP’s no Rio de Janeiro forçou a saída de pessoas ligadas à criminalidade que se refugiaram em outras regiões do estado, o que tem contribuído para o aumento da violência no lugar. Existe bastante Pentecostalismo na região de Japeri, especialmente na linha da Assembleia de Deus, embora algumas igrejas mais recentes, como a “Nova Vida”, já venham conquistando adeptos. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é formada por 5 Comunidades nos bairros e 2 comunidades na área rural. A Assembleia Diocesana concluída em maio deste ano, elegeu como urgências pastorais “Uma igreja, Comunidade de Comunidades; em estado permanente de Missão; que está buscando caminhos de evangelização para a Família e a Juventude”.

Neste ano de 2015, os dois Regionais da Família Vicentinas assessorados pela Província Brasileira da Congregação da Missão, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, optaram por realizar em conjunto as Santas Missões de janeiro/2016. Convidamos todos os Coirmãos a participarem desse projeto apostólico tão marcadamente vicentino. Àqueles que desejarem, pedimos informar-nos a respeito de sua disponibilidade, enviando um e-mail para: agnesdepaulo@ig.com.br. Oportunamente enviaremos outras informações.

Confiamos à segura proteção da Mãe de Jesus nossos esforços e tentativas em vista da realização do fim de nossa Congregação: seguir a Cristo evangelizador dos pobres.

Fraternalmente, em São Vicente,

Pe. Agnaldo Aparecido de Paula
Pelo Regional Rio de Janeiro

Pe. Francisco E. Gomes e Onésio M. Gonçalves
Pelo Regional Belo Horizonte