VOLTAR

Mais do que nunca a Igreja nos conclama para as missões! A Família Vicentina, acolhendo este mandato do Senhor e da Igreja, e nas trilhas de São Vicente de Paulo, missionário dos Pobres, continua firme em sua decisão missionário, no mais vivo desejo de estar junto com as pessoas, especialmente os mais pobres.

Nos campos e nas comunidades pobres, celebrando a Eucaristia e visita o povo, de todas as formas, a Família Vicentina se coloca ao lado dos irmãos e irmãs!

As missões da Família Vicentina são uma oportunidade ímpar de confraternização do povo: em torno do altar, celebrando a fé e a vida, em roda com crianças, jovens e adultos, em procissão pelas ruas e cidades, de todas as formas, a Missão congrega o povo de Deus.

A casa dos irmãos: eis aí o lugar do encontro e da celebração da vida! Em cada visita, em cada prosa, em cada encontro celebrado, vidas se aproximam, o Evangelho é vivido e o Reino de Deus se torna mais próximo de nós.

Na celebração da Eucaristia, em íntima proximidade com a dor e o sofrimento dos irmãos, celebramos a novidade do Reino de Deus para os Pobres e, a partir deles, para o mundo. Nesta perspectiva, continuamos atualizando a vida e a obra de São Vicente de Paulo, nosso fundador e inspirador, que fez de sua vida um dom de amor para os pequeninos e abandonados.

Atentos às dores e aos problemas que afligem os irmãos mais pobres, somos chamados por Deus para servir-lhes na defesa de suas vidas e na salvaguarda de sua dignidade e de seus direitos básicos. Alimentação, educação, moradia e tudo o mais que constitui a vida do ser humano é preocupação do Missionário Vicentino.

As grandes celebrações e concentrações, muito importantes para a animação das pessoas e para a confraternização de todos os fiéis, não nos tiram da casa dos irmãos e da caminhada junto das pessoas. É nas bases e a partir delas que fazemos missão. E quando nos encontramos e celebramos festivamente, em grandes grupos, apenas expressamos nossa alegria e a vitalidade de nossas pequenas comunidades, verdadeiros lugares de serviço e amor partilhados.

Somos uma Família de padres, irmãos, irmãs, leigos e leigas. Nossa missão é evangelizar e servir os Pobres. Isso nós fazemos com muita alegria e em espírito de serviço e amor. Não buscamos nada para nós, mas unicamente fazer a vontade de Deus que, como a São Vicente, nos envia ao mundo dos sofredores.

A fé é nosso sustentáculo. Com efeito, missão só é possível na fé. É a fé em Deus que temos e cultivamos que nos anima a sermos servidores dos mais pobres. Nosso amor a Deus se manifesta no amor aos irmãos e nosso amor aos irmãos se torna nosso jeito de ser Igreja e de expressar a Deus o quanto o amamos.

VENHA SER VOCÊ TAMBÉM MISSIONÁRIO CONOSCO!