ORDENAÇÃO DIACONAL

Ir. Hélio Correia Maia, C.M. 

 “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5, 3)

 

– TRÍDUO PREPARATÓRIO –

29 de Outubro de 2014

1º dia: “FAMÍLIA, GERADORA DE VOCAÇÕES PARA O MUNDO.”

SUGESTÕES PARA AMBIENTAÇÃO:

Para todos os dias: preparar um cartaz com o lema da ordenação: colocá-lo num lugar de destaque junto com os símbolos: banco, bacia, jarra d’água, toalha, figuras e recortes de jornais com realidades de pobrezas.

Sugestão: MISSA PELA FAMÍLIA: (Missal pág. 934)

  1. COMENTÁRIO INICIAL:

Hoje iniciamos o Tríduo em preparação a Ordenação Diaconal do nosso Irmão Hélio Correia Maia, C. M. Queremos pedir, enquanto comunidade de fé, as bênçãos dos céus a este escolhido de Deus para o serviço do diaconato. Neste primeiro dia ressaltaremos a importância da família no processo de discernimento vocacional de seus filhos. Afinal, a vocação matrimonial e familiar ficam enriquecidas quando os filhos encontram e assumem a sua própria vocação. As vocações, depois de geradas são enviadas ao mundo a fim de torná-lo melhor e mais próximo do Reino de Deus. Rendendo graças pela família, berço das vocações, e também rezando pelo futuro diácono da Congregação da Missão iniciemos o nosso 1º dia do Tríduo com o canto inicial:

  1. ACOLHIDA: Por conta do Presidente da Celebração.
  1. ATO PENITENCIAL:

P.: Queremos pedir perdão a Deus por nossas fraquezas e pelas vezes que não somos fiéis aos seus apelos. Fomos criados para o amor, para a realização, mas por causa das nossas fraquezas, acabamos comprometendo o projeto divino. Por isso, peçamos perdão.

 (Uma família se dirige até o altar e faz os pedidos de perdão).

Pai: Se nós, pais e esposos, tantas vezes preferimos nossos caprichos em lugar de orientar, dirigir e servir nossa família. Senhor te pedimos perdão. (Canta-se um refrão penitencial)

Mãe: Em nome de todas as mães e esposas de nossa comunidade, rogo perdão a Deus por nem sempre cumprirmos com amor a nossa missão de mães e esposas na família. Cristo te pedimos perdão. (Canta-se um refrão penitencial).

Filhos: Nós, filhos, tantas vezes não somos agradecidos aos nossos pais. Exigimos muito e colaboramos pouco. Esperamos ser amados e não demonstramos, às vezes, nosso amor a eles, dificultando o cumprimento de sua vocação. Senhor te pedimos perdão. (Canta-se um refrão penitencial).

P.: Senhor, abençoai a vida familiar, os trabalhos, as atividades e tudo o que fazemos. Dai-nos unidade, esperança e fé e a alegria de viver. Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.

Todos: Amém.

  1. HINO DE LOUVOR

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

Oração do Dia: Ó Deus, que pela vossa lei destes à família um fundamento inabalável, concedei-nos seguir o exemplo da Sagrada Família para que, praticando as virtudes domésticas e o amor para com todos, alcancemos o prêmio eterno na alegria de vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

  1. LITURGIA DA PALAVRA

Anim.: A palavra de Deus é fonte de amor; é o pão da vida; fortaleza para a nossa fé. É a vida plena em Deus que nos ensina a partilhar, contribuindo para que todos os nossos irmãos tenham vida digna. Permaneçamos em pé para recebermos a Palavra do Senhor cantando.

Sugestões: Preparar um globo terrestre e uma Bíblia (ou Lecionário). Fazer uma procissão da Palavra carregando este globo, acompanhado da Bíblia. Quando chegar ao presbitério apresentar a Bíblia e o globo à comunidade e depois colocá-los num lugar, previamente preparado, com panos coloridos (cores dos cinco continentes) de frente a Mesa da Palavra. Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

I Leitura: 1 Rs 19, 4-8

Sl: 33/34

II Leitura: Ef 4,30-5,2

Evangelho: Jo 6,24-35 

  1. PRECES:

Pres.: Irmãos e irmãs, roguemos ao Pai que nos conceda os bens necessários à salvação e conduza os que abraçam a vida em família como uma importante vocação na Igreja. Rezemos juntos:

T. Concede-nos, ó Pai, a vida em plenitude!

  1. Ó Pai, fortalecei a Santa Igreja, que é a família de todos os batizados.
  2. Iluminai os que abraçam a vida em família como autêntica vocação.
  3. Conduzi ao testemunho do amor conjugal os que se preparam para o matrimônio cristão.
  4. Suscitai no poder público um maior interesse pela defesa e proteção da família.
  5. Socorrei as famílias socialmente desamparadas.
  6. Fazei-nos buscar em Cristo, o Pão da Vida, o sustento da família de Deus.
  7. Libertai-nos de todas as doenças que assolam o mundo e criam dramas na família.
  8. Abençoai a família de nosso Ir. Hélio Correia Maia que brindou a Igreja com o dom de sua vida entregue ao projeto do Senhor.
  9. Dai forças ao nosso Ir. Hélio Correia Maia para que abrace o ministério do diaconato com amor, superando todos os obstáculos que lhe aparecerem no caminho. 

P.: Senhor, abençoai nossas famílias, nossos lares. Que sejamos uma família temente a Vós. Que a justiça seja nossa estrada; a fé nossa bandeira; a paz nossa recompensa; a prosperidade o fruto do nosso trabalho; o Céu a nossa herança. Que a nossa casa seja espaço de acolhida de vossa vontade, lugar de encontro e partilha, asilo para os que sofrem e precisam de conforto. Preparai Senhor, os nossos corações para viver o dom e o amor, a solidariedade e a justiça para acolher vossos desígnios e apelos. Que a Virgem Maria seja a nossa companheira e nos fortaleça nos momentos difíceis, intercedendo ao seu Filho por nós. Amém

  1. Apresentação das Oferendas

Anim.: Neste ofertório oferecemos a Deus nosso trabalho de cada dia e nossa disposição de colaborar na construção do Reino. Acolhamos alguns símbolos: A Jarra: Ofertamos a jarra vazia, totalmente livre. Queremos ser livres de orgulho e da ambição, assim haverá lugar para Deus na nossa vida. As flores: é símbolo de amor e ternura. Que estas flores nos despertem para o SIM cheio de confiança e de fé. Espelho: queremos Senhor, ofertar por meio deste espelho a imagem que projetastes em cada um de nós, assumindo com generosidade a nossa vocação. (Logo após os símbolos, onde for celebração da Eucaristia, uma família leva para o altar o pão e o vinho).

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

Oração Sobre as Oferendas: Senhor nosso Deus, nós vos oferecemos este sacrifício de reconciliação e vos pedimos que firmeis as nossas famílias na graça e na paz. Por Cristo, nosso Senhor. 

  1. LITURGIA EUCARÍSTICA (Oração Eucarística II)

Cantos: (Santo, Paz, Cordeiro e Comunhão: A comunidade ou grupo responsável os escolhem).

Oração Depois da Comunhão: Alimentados com o pão celeste concedei-nos, Pai de bondade, imitar a família do vosso Filho para que, após os sofrimentos desta terra, gozemos no céu o seu convívio eterno. Por Cristo, nosso Senhor.

  1. AÇÃO DE GRAÇAS: Canto – Oração da Família (Pe. Zezinho). Enquanto se canta o Padre caminha pela Igreja aspergindo água benta sobre as famílias.
  2. ORAÇÃO VOCACIONAL DA FAMÍLIA VICENTINA.

Pai providente e misericordioso, nós vos louvamos e agradecemos, porque sempre nos chamais a participar de vossa vida e de vossa santidade. Fazei ressoar em toda a Família Vicentina esse vosso ardente chamado de amor. Em vossas mãos, depositamos confiantes nossos esforços na vivência da fé, no cultivo da fraternidade e na construção de vosso Reino de justiça e paz.
Senhor Jesus Cristo, que viestes para evangelizar e servir os pobres, como discípulos-missionários, queremos seguir vossos passos, atentos à vontade do Pai, comprometidos com a Comunidade e solidários com os irmãos mais necessitados. Ajudai-nos a permanecer firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade, generosos na missão, para que o mundo creia na verdade do vosso amor.
Espírito Santo, que nos tornais continuadores da missão de Jesus e enriqueceis a Igreja com muitos dons para o serviço da humanidade, tornai fecundo o empenho de todos os membros da Família Vicentina – Leigos e Leigas, Irmãs, Padres e Irmãos – concedei-lhes sabedoria e inspirai-lhes palavras e ações para confortar e animar a todos no compromisso com o Evangelho da vida e da esperança.
Trindade Santa,fazei que produzamos os frutos que esperais, na Caridade e na Missão, firmando nossos pés no caminho que conduz a vós, fonte e meta de nossa vida de peregrinos. É o que vos pedimos, com Maria, a Senhora das Graças, e com São Vicente, o irmão dos pobres. Amém.

Canto Final: (A comunidade responsável o escolhe)

– TRÍDUO PREPARATÓRIO –

30 de Outubro de 2014

2º dia: “OS MINISTROS ORDENADOS EM NOSSA COMUNIDADE.”

SUGESTÕES PARA AMBIENTAÇÃO: Preparar o ambiente com símbolos do ministério ordenado: estolas, fotos de bispos, padres e diáconos, sandálias, uma toalha representado o serviço, nome dos ministros ordenados da paróquia.

PARA TODOS OS DIAS: preparar um cartaz com o lema da ordenação: colocá-lo num lugar de destaque junto com os símbolos: banco, bacia, jarra d’água, toalha, figuras e recortes de jornais com realidades de pobrezas.

SUGESTÃO: MISSA PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS: (Missal pág. 892-893)

  1. COMENTÁRIO INICIAL:

São ministros ordenados os diáconos, presbíteros e bispos. Cada um deles tem uma missão específica. Deus os escolheu, no amor, para a missão de anunciar a todos a Boa Nova dedicando sua vida, suas energias e suas forças físicas e espirituais em vista do Reino de Deus. Neste segundo dia do Tríduo da Ordenação Diaconal do Ir. Hélio Correia Maia, com o canto inicial, queremos oferecer nossa prece e louvor por todos os ministros ordenados da nossa Igreja e por ele que será ordenado para servir o povo de Deus.

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

  1. ACOLHIDA: Por conta do Presidente da Celebração.
  1. ATO PENITENCIAL:

P.: Perdão Senhor, por nem sempre assumirmos nosso compromisso vocacional.  Por não incentivarmos nossos jovens e adolescentes. Por muitas vezes cruzarmos os braços e não apoiarmos as vocações. Reconheçamo-nos pecadores e peçamos perdão:

Canto Penitencial: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

P.: Que Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém 

  1. HINO DE LOUVOR

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

Oração do Dia: Ó Deus, como estabelecestes que o vosso povo fosse conduzido por pastores, derramai em vossa Igreja o espírito de piedade e fortaleza, que suscite sacerdotes dignos do vosso altar, e capazes de pregar o Evangelho com mansidão e coragem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

  1. LITURGIA DA PALAVRA 

Anim.: Vocação é chamado de Deus e resposta decisiva de nossa parte como cristãos batizados, ao projeto do seu Reino de amor. Permaneçamos em pé para recebermos a Palavra do Senhor cantando. (Elaborar a entrada da Bíblia com dança e música)

I Leitura (Isaias 49, Is 5-6).

Leitura do livro do profeta Isaías – “Nações distantes, escutem o que eu, o servo de Deus, estou dizendo; prestem atenção, todos os povos do mundo! Eu ainda estava na barriga de minha mãe, quando o Senhor Deus me escolheu; eu nem havia nascido, quando ele me chamou pelo nome. Ele fez com que as minhas palavras fossem cortantes como uma espada e me protegeu com sua própria mão. Ele me disse: Israel, você é meu servo e por meio de você vou mostrar a minha grandeza. Quando eu ainda não havia nascido, o Senhor me escolheu para ser o seu servo, a ­m de que eu reunisse o seu povo e o trouxesse de volta para ele. Sou muito estimado pelo Senhor; o meu Deus é a minha força”.

Palavra do Senhor.

Povo: Graças a Deus. 

Salmo Responsorial 7.

“Eis que venho fazer com prazer/ a vossa vontade, ó Senhor”!

  1. Esperando, esperei no Senhor

e inclinando-se ouviu o meu clamor.

Canto novo ele pôs nos meus lábios,

um poema em louvor ao Senhor.

“Eis que venho fazer com prazer/ a vossa vontade, ó Senhor”!

  1. E então eu vos disse: Eis que venho!

Sobre mim está escrito no livro,

com prazer faço a vossa vontade,

guardo em meu coração a vossa lei!

“Eis que venho fazer com prazer/ a vossa vontade, ó Senhor”!

  1. Boas novas de vossa justiça

anunciei numa grande assembléia

vós sabeis: não fecheis os meus lábios!

Não negueis para mim vosso amor +

vossa graças e verdade me guardem!

“Eis que venho fazer com prazer/ a vossa vontade, ó Senhor”! 

Canto de Aclamação: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

Evangelho (Mateus 9,35-38)

P.: O Senhor esteja convosco.

Povo: Ele está no meio de nós.

P.: Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Mateus.

Povo: Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Então disse Jesus a seus discípu- los: A messe é grande, mas os trabalhadores são tão poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita”! – Palavra da Salvação.

Povo: Glória a vós, Senhor. 

  1. PRECES:

PR.: Peçamos ao Senhor da Messe que venha em nosso socorro e atenda nossos pedidos:

AS.: Senhor da Messe atendei os nossos pedidos!

  1. Pelo nosso Papa, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas, seminaristas e vocacionados, para que Deus lhes conceda muita luz, força, coragem para a missão que assumiram e lhe dê a graça da perseverança. Rezemos:
  2. Por todas as famílias, especialmente as de nossa comunidade, para que através de uma vivência cristã em seus lares, pela oração e bom exemplo, ofereçam aos fi­lhos o ambiente propício para responderem ao chamado de Deus e de poderem livremente fazer sua opção vocacional. Rezemos:
  3. Pelas comunidades, para que, por uma vivência profunda de vida de fé e comunhão de amor, incentivem os grupos de jovens, grupos de discernimento vocacional, e tudo que possa despertar a vocação. Rezemos:
  4. Por toda Equipe de Animação Vocacional, para que continue sendo iluminada pelo Espírito de Deus e, assim continue a despertar santas vocações para a Igreja. Rezemos:

PR.: Tudo isto vos pedimos ó Pai, por intercessão de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém. 

  1. APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS:

Sugestão: Entrar com uma foto do Ir. Hélio, sua cruz de votos e as Constituições da Congregação da Missão. “Apresentamos no altar do Senhor a vida do Ir. Hélio Correia Maia, que será ordenado Diácono, que pela força de seus votos ele possa ser fiel ao carisma da Congregação da Missão por toda sua vida servindo a Jesus Cristo na pessoa dos mais pobres.” Depois destes símbolos duas pessoas entram com o pão e o vinho.

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe) 

Oração Sobre as Oferendas: Ó Deus, olhai com bondade as preces e oferendas do vosso povo; multiplicai os dispensadores dos vossos mistérios, e fazei-os perseverar no vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. 

  1. LITURGIA EUCARÍSTICA (Oração Eucarística II)

Cantos: (Santo, Paz, Cordeiro e Comunhão: A comunidade ou grupo responsável os escolhem). 

Oração Depois da Comunhão: Alimentados pelo pão da vossa mesa, nós vos pedimos, ó Pai, que este sacramento de amor faça germinar as sementes lançadas generosamente por vós no campo da Igreja, para que muitos escolham o vosso serviço na pessoa dos irmãos e das irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.

  1. AÇÃO DE GRAÇAS: Fica a critério da comunidade responsável pelo dia elaborar um momento de ação de graças. Pode-se Cantar o canto: “Alma Missionária”
  1. ORAÇÃO VOCACIONAL DA FAMÍLIA VICENTINA.

Pai providente e misericordioso, nós vos louvamos e agradecemos, porque sempre nos chamais a participar de vossa vida e de vossa santidade. Fazei ressoar em toda a Família Vicentina esse vosso ardente chamado de amor. Em vossas mãos, depositamos confiantes nossos esforços na vivência da fé, no cultivo da fraternidade e na construção de vosso Reino de justiça e paz.
Senhor Jesus Cristo, que viestes para evangelizar e servir os pobres, como discípulos-missionários, queremos seguir vossos passos, atentos à vontade do Pai, comprometidos com a Comunidade e solidários com os irmãos mais necessitados. Ajudai-nos a permanecer firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade, generosos na missão, para que o mundo creia na verdade do vosso amor.
Espírito Santo, que nos tornais continuadores da missão de Jesus e enriqueceis a Igreja com muitos dons para o serviço da humanidade, tornai fecundo o empenho de todos os membros da Família Vicentina – Leigos e Leigas, Irmãs, Padres e Irmãos – concedei-lhes sabedoria e inspirai-lhes palavras e ações para confortar e animar a todos no compromisso com o Evangelho da vida e da esperança.
Trindade Santa, fazei que produzamos os frutos que esperais, na Caridade e na Missão, firmando nossos pés no caminho que conduz a vós, fonte e meta de nossa vida de peregrinos. É o que vos pedimos, com Maria, a Senhora das Graças, e com São Vicente, o irmão dos pobres. Amém.

Canto Final: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

– TRÍDUO PREPARATÓRIO –

31 de Outubro de 2014

3º dia:“Ministério Diaconal: ‘Quem quiser ser o primeiro, seja o vosso servo!’”

SUGESTÕES PARA AMBIENTAÇÃO: Preparar uma cruz grande com o nome do futuro Diácono colado na sua haste horizontal. No centro da cruz colocar um coração vermelho e, transpassando-a, uma estola diaconal. Esta cruz deverá entrar no final da missa, depois da oração pós-comunhão, com a música: “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. Em seguida, reza-se a Oração Vocacional.

PARA TODOS OS DIAS: preparar um cartaz com o lema da ordenação: colocá-lo num lugar de destaque junto com os símbolos: banco, bacia, jarra d’água, toalha, figuras e recortes de jornais com realidades de pobrezas.

SUGESTÃO: MISSA PELOS MINISTROS DA IGREJA: (Missal pág. 891-892)

  1. COMENTÁRIO INICIAL:

Ser o primeiro pode nos levar a grandes honrarias; isto se seguirmos a lógica humana; pois a lógica divina nos leva a sempre contemplar no outro o irmão para servir, e em especial para nós da Família Vicentina, somos convidados a lavar os pés dos mais pobres. Fazer-se servo é reconhecer a grandeza do amor de Deus que nos leva a enxergar o nosso irmão simplesmente porque se ama de verdade. É no amor e por amor que se serve; é por este mesmo amor que convertemos corações e somos convertidos. DIACONIA quer dizer SERVIÇO; o Diácono é ministro ordenado para SERVIR. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido O ministério do diácono é voltado para o serviço à comunidade. Que neste terceiro dia do tríduo preparatório para ordenação diaconal, o nosso amigo Hélio repita as mesmas palavras de Maria quando foi chamada: Eis aqui o servo do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Palavra!

Canto de Entrada: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

  1. ACOLHIDA: Por conta do Presidente da Celebração.
  1. ATO PENITENCIAL:

Pode-se fazer a bênção e a aspersão da água em memória do batismo, fonte de todas as vocações.  O presbítero convida a assembleia a pedir perdão a Deus enquanto asperge a comunidade que canta.

Canto Penitencial: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

P.: Que Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós; perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém

  1. HINO DE LOUVOR

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

Oração do Dia: Ó Deus, que ensinastes aos ministros da vossa Igreja servir e não serem servidos, concedei-lhes solicitude em sua tarefa, mansidão no trabalho e constância na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

  1. LITURGIA DA PALAVRA 

Anim.: Acolhamos com alegria a Palavra do Senhor que nos propõe o serviço na liberdade, como resultado de nossa escuta atenta e comprometida do Evangelho.

Canto: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

1ª Leitura: Ef 4, 1-7. 11-13 (pág. 458)

Salmo 95 (pág. 461)

Canto de Aclamação: (A comunidade ou grupo responsável o escolhe)

Evangelho: Mt 20, 20-28 (pág. 462) 

  1. PRECES:

PR.: Deus Pai de amor, que enviastes teu Filho único para nos servir e nos amar, escuta nossos pedidos que apresentamos com tanto amor e confiança:

AS.: Senhor, que sejamos discípulos de tua palavra! 

  1. Pelo nosso Papa, Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas, seminaristas e vocacionados, para que Deus lhes conceda muita luz, força, coragem para a missão que assumiram e lhe dê a graça da perseverança. Rezemos:
  2. Por toda a Igreja, mãe e mestra, para que cultive sempre mais a vocação dos seus filhos levando-os a servir em primeiro lugar como discípulos-missionários, rezemos ao Senhor.
  3. Pelos Missionários Vicentinos, para que sejam autênticos pastores e que enxerguem nas ovelhas o próprio Deus clamando por igualdade e dignidade, rezemos ao Senhor.
  4. Pelo nosso futuro diácono Hélio, para que continue a servir por meio do ministério diaconal todo o povo de Deus, rezemos ao Senhor.
  5. Por todos os vocacionados a vida sacerdotal e religiosa, para que o Senhor envie mais operários e que estes sejam verdadeiros servidores do Reino de Deus, rezemos ao Senhor.

PR.: Ó Pai de bondade e de amor, que nos servistes por meio de teu Filho Jesus e nos inspirastes através de seu Santo Espírito, escuta estas nossas súplicas que fazemos com muita confiança. Isto vos pedimos por Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito do Santo. Amém! 

Oração Sobre as Oferendas: Pai Santo, vosso Filho quis lavar os pés aos discípulos, a fim de deixar-nos um exemplo; acolhei as oferendas dos vossos servos para que, oferecendo-nos como oblação espiritual, nos tornemos humildes e solícitos. Por Cristo, nosso Senhor. 

  1. APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS:

Sugestão: Escrever em cartazes com letras grandes os nomes dos lugares por onde o Ir. Hélio já passou em sua jornada pastoral, oferecendo estas comunidades a Deus em agradecimento pela contribuição que deram para o crescimento apostólico do Irmão. Por último sobem o pão e o vinho.

Canto: (A comunidade responsável o escolhe) 

  1. LITURGIA EUCARÍSTICA (Oração Eucarística II) 

Cantos: (Santo, Paz, Cordeiro e Comunhão: A comunidade ou grupo responsável os escolhem). 

Oração Depois da Comunhão: Senhor Deus, concedei aos vossos servos, que comeram e beberam à vossa mesa, serem fiéis ministros do Evangelho, dos sacramentos e da caridade, buscando a vossa glória e a salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.

  1. AÇÃO DE GRAÇAS: Fica a critério da comunidade responsável pelo dia elaborar um momento de ação de graças. 
  1. ORAÇÃO VOCACIONAL DA FAMÍLIA VICENTINA.

Pai providente e misericordioso, nós vos louvamos e agradecemos, porque sempre nos chamais a participar de vossa vida e de vossa santidade. Fazei ressoar em toda a Família Vicentina esse vosso ardente chamado de amor. Em vossas mãos, depositamos confiantes nossos esforços na vivência da fé, no cultivo da fraternidade e na construção de vosso Reino de justiça e paz.
Senhor Jesus Cristo, que viestes para evangelizar e servir os pobres, como discípulos-missionários, queremos seguir vossos passos, atentos à vontade do Pai, comprometidos com a Comunidade e solidários com os irmãos mais necessitados. Ajudai-nos a permanecer firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade, generosos na missão, para que o mundo creia na verdade do vosso amor.
Espírito Santo, que nos tornais continuadores da missão de Jesus e enriqueceis a Igreja com muitos dons para o serviço da humanidade, tornai fecundo o empenho de todos os membros da Família Vicentina – Leigos e Leigas, Irmãs, Padres e Irmãos – concedei-lhes sabedoria e inspirai-lhes palavras e ações para confortar e animar a todos no compromisso com o Evangelho da vida e da esperança.
Trindade Santa,fazei que produzamos os frutos que esperais, na Caridade e na Missão, firmando nossos pés no caminho que conduz a vós, fonte e meta de nossa vida de peregrinos. É o que vos pedimos, com Maria, a Senhora das Graças, e com São Vicente, o irmão dos pobres. Amém.

Canto Final: (A comunidade responsável o escolhe)

 

Província Brasileira da Congregação da Missão – PBCM

Caixa Postal 508 – CEP: 30.161-970 – Belo Horizonte – MG

VENHA SER MISSIONÁRIO CONOSCO!

DEIXE-SE SER TOCADO POR DEUS

E PELO SOFRIMENTO DOS IRMÃOS!

Contatos: nahas.franco@bol.com.br

lazaristavocacional@yahoo.com 

Pe. Alexandre Nahass Franco: 31-9172-2797 / 31-3424-7488 / 21-98463-2749

Animador Vocacional