Free songs

Dicas Litúrgicas (07/10 a 28/10)

30 de abril de 2014
VOLTAR

07 de Outubro – 27º Domingo Comum (Ano B)

A liturgia fala da família (Evangelho e 1ª leitura), reforçando a unidade do casal em Deus. Homem e mulher são uma só carne e nada pode separar aquilo que Deus uniu e o sacramento consagrou. Na 2ª leitura, Jesus é apresentado como o salvador e redentor do mundo e das famílias. É nele que todos precisam buscar apoio e iluminação para enfrentarem os desafios da vida.

Sugestões: Incentivar a participação dos casais nos vários ministérios da Missa (leituras, comunhão, procissões, etc). Na apresentação das ofertas, um coração, partido, pode ser levado ao altar por uma família e montado à frente de todos. Ou no final do ato penitencial. Preparar o ato penitencial na perspectiva dos pecados familiares. Pode ser encenado por uma família. Um gesto de reconciliação familiar pode ser feito após o ato penitencial, terminando com o abraço da paz. Colocar o ato penitencial após a homilia favoreceria o pedido de perdão.

14 de Outubro – 28º Domingo Comum (Ano B)

A liturgia aponta que o bem supremo é a sabedoria de Deus (1ª leitura), acolhida através da leitura atenta da Palavra de Deus e de sua meditação (2ª leitura). No Evangelho, Jesus relativiza os bens da terra, dizendo que o seu seguimento se dá no abandono das riquezas e na partilha com os mais pobres, num clima de solidariedade e fraternidade.

Sugestões: Como a 2ª leitura fala das Sagradas Escrituras, preparar uma entrada da Bíblia solene. Envolver crianças na Missa, já que dia 12/10 foi dia das Crianças. E, tendo sido dia de Nossa Senhora Aparecida, vale a pena inserir no fim da liturgia um ato de devoção a Nossa Senhora, reconhecendo nela o modelo dos seguidores de Jesus, daqueles que tudo deixaram para seguir a trilha do Mestre.

21 de Outubro – 29º Domingo Comum (Ano B)

A liturgia contrapõe dois modelos: o modelo fincado no poder e na supremacia dos grandes (Evangelho) e o poder-serviço, manifestado na compaixão e na solidariedade (todas as leituras). No seguimento de Jesus não cabe quem deseja poder autoritário. Ao contrário, seu convite de seguimento é para se desfazer de toda injustiça e opressão e começar a construir um novo mundo possível, baseado no serviço aos irmãos.

Sugestões: Neste domingo das Missões, entrar com um mapa mundi ou globo terrestre e a placa com o tema deste ano: Brasil Missionário, partilha tua fé”. No ato penitencial, os pedidos de perdão podem ser encenados com teatro ou cartazes, lembrando a opressão e a tirania dos grandes. Os leitores e ministros podem usar um avental, com uma placa escrita “a serviço da comunidade”. No final, pode-se distribuir uma semente de feijão para cada pessoa, como compromisso missionário de plantar um mundo novo.

28 de Outubro – 30º Domingo Comum (Ano B)

No Evangelho, Jesus cura o cego que está à beira do caminho, excluído, fora da comunidade. Na 1ª leitura, aparece a profecia messiânica dos novos tempos para os cegos e todo tipo de sofredor. E a 2ª leitura aponta para Jesus, Sumo Sacerdote do Pai, que se compadece do sofrimento humano e faz de sua vida oferta redentora para todos.

Sugestões: Neste dia nacional da juventude, envolver os jovens na liturgia. O ato penitencial pode ser feito com pessoas vendadas pedindo perdão. Sua vendas podem ser tiradas na hora do glória. Os pedidos de perdão podem estar relacionados com a cegueira e com a realidade dos jovens e da família. Nas preces, lembrar todos os excluídos da sociedade, que estão à beira do caminho como o cego. Sugerir um compromisso para a comunidade: visitar alguma pessoa que está doente, sofrendo ou passando necessidades.