Free songs

Retiro dos Seminaristas – 2012

29 de abril de 2014
VOLTAR

Depois de participarmos das Santas Missões Populares Vicentinas, nós, das comunidades formativas da Teologia e da Filosofia, reunimo-nos em retiro na Fazenda do Engenho, nos dias 26, 27, 28 e 29 de janeiro deste ano.

Conduzidos pelo Espírito de Deus e pelas sábias e iluminadoras palavras do Pe. Bonfim, penetramos no sentido mais profundo da nossa existência e no cerne de nossa vocação vicentina.

O pregador partiu de três eixos principais em sua reflexão, a saber: a filiação a São Vicente de Paulo, cujo testemunho nos inspira e nos mobiliza para a construção de uma sociedade mais justa; o enraizamento em Cristo Jesus, condição imprescindível à consagração missionária; e a missão como concretização de todos os esforços empreendidos no seio da Congregação.

Cinco conferências constituíram o itinerário temático: Vicente de Paulo: um profeta da Caridade e da Missão; O filho de Vicente de Paulo, enraizado em Cristo; Consagrados para amar e servir; Consagrados para amar e servir (II) – Unidade de coração e de espírito; Consagrados e enraizados em Cristo – Impelidos para a missão.

Ressaltamos, sobretudo, os momentos em que nos reunimos em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia. Com espontaneidade e com o coração contrito, encontramo-nos com o Pai Misericordioso na celebração Penitencial, reconfigurando nossa vida segundo os valores evangélicos anunciados no Sermão da Montanha.

Queremos, aqui, externar nosso agradecimento ao Pe. Bonfim que, com solicitude e esmero, nos apresentou meditações consistentes e fecundas. Com gratidão, lembramos também a acolhida fraterna dos Irmãos Edmar e Miguel, no Engenho, e do Pe. Donizete, no Santuário do Caraça.

Lucas de Souza Santos (2º de Filosofia)
Allyson Giovanni Garcia (2º de Filosofia)