No dia 08 de agosto de 2012, na Casa Provincial das Filhas da Caridade (Província do Rio de Janeiro), aconteceu a reunião da coordenação nacional do SAVV. Estavam presentes: Padre Marcus Alexandre (assessor nacional), Padre Alexandre (Província do Rio de Janeiro), Padre Anderson (Província de Fortaleza), Irmã Consolação (Província de Fortaleza), Irmã Márcia Helena (Província de Belo Horizonte) e Irmã Daniele (Província do Rio de Janeiro). 

O primeiro assunto da pauta foi o Encontro Mundial da Juventude Vicentina, que será realizado em Belo Horizonte – MG, de 18 a 21 de julho de 2012. Padre Alexandre nos apresentou algumas informações básicas oferecidas pela coordenação central do evento, que possibilitaram nossa discussão e alguns encaminhamentos.

Decisões e encaminhamentos:

1. Decidimos encaminhar um pedido à coordenação nacional do evento solicitando nossa participação efetiva numa oficina e um stand vocacional. (OBS.: Antes mesmo deste relatório ser finalizado, já nos veio a resposta positiva da coordenação do EJV: teremos uma oficina com os jovens, de 14h às 16h, no dia 19/07). 

2. Aos visitadores e visitadoras, solicitamos que, dos cinco membros de cada Província que serão indicados para a participação neste evento, que pelo menos o coordenador do SAVV esteja entre o grupo. 

3. O material vocacional que será disponibilizado será produzido especialmente para o evento, a partir de uma consulta e sugestões das Províncias (a cargo dos coordenadores do SAVV).

O segundo assunto foi a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2012. Irmã Daniele nos apresentou um material muito bom, resumindo a história das Jornadas, e nos colocou a par dos preparativos no Rio de Janeiro.

Decisões e encaminhamentos:

1. Aprovamos nossa participação, a nível nacional, na Feira Vocacional, do dia 23 a 26, na Urca, num espaço preparado especialmente para este evento. As cinco Províncias presentes se comprometeram a dividir os gastos. O aluguel do stand fica em R$ 3.500,00. Padre Anderson disse que a Província da Amazônia, segundo conversa prévia, apesar de não estar presente na reunião, garantiu a ajuda e a colaboração em tudo o que for preciso. Buscaremos novo contato com os demais Visitadores e coordenadores do SAVV que não estiveram presentes sobre esta questão financeira. Pediremos que possam também contribuir com esta atividade tão importante. Serão 80 congregações expondo seu carisma para 50.000 jovens, pelo menos, a cada dia. Pensamos ser imprescindível nossa presença e, como os gastos não são baixos, gostaríamos de contar com a colaboração das demais Províncias, com a quantia que puderem.

2. Comissão Central para nossa presença na JMJ (em vista da publicação de material vocacional): Padre Marcus, Padre Alexandre, Irmã Márcia Helena e Irmã Daniele. 

3. Envio de sugestões pelas Províncias (pesquisa coordenada pelos coordenadores do SAVV): até 12/10/2012, para o email da Irmã Daniele (irdanielefdc@hotmail.com).

4. Inscrição dos animadores vocacionais para a JMJ: até 12/10, com Irmã Daniele.

5. Reunião da Comissão Central: 15/10, em Belo Horizonte, no Instituto São Vicente.

O terceiro assunto da pauta foi o VII Interprovincial do SAVV, que será realizado em Fortaleza, em 2014. 

Sugestões e encaminhamentos:

1. Encontro preparatório (para coordenadores do SAVV): 09 a 12 de outubro de 2013, em Curitiba. Foi comentada a possibilidade de fazer este encontro no Rio de Janeiro, caso as Províncias de Curitiba ainda não estejam organizando o encontro. Isso para facilitar a proximidade com o secretariado executivo da JMJ. Neste encontro preparatório, desejamos uma tarde inteira para os encaminhamentos sobre nossa presença na JMJ.

2. O VII Inter será de 08 a 13 de outubro de 2014, com dois dias inteiros reservados, cada um, para o estudo de um tema; um dia para a partilha da caminhada e um dia para uma confraternização.

3. Temas: 1) análise da juventude no mundo atual; 2) elaboração de projetos vocacionais (metodologia, subsídios, linguagem, etc).

4. Vagas: quatro por Província, além dos Visitadores.

5. Achamos muito conveniente convidar as demais congregações da Família Vicentina para participarem como observadores do Inter, com o intuito de conhecerem nossa caminhada no SAVV e partilharem conosco sua própria experiência.

Outros assuntos comentados: Congresso Vocacional em Fortaleza, Encontro de Congregações que trabalham com Juventude em Curitiba e realização de um encontro anual dos coordenadores do SAVV, o que foi visto muito positivamente.