Free songs

Notícias do Visitador e seu Conselho – 2008

29 de abril de 2014
VOLTAR

TRANSFERÊNCIAS:

Para o bem do Povo de Deus que nos foi confiado em Serra do Ramalho (BA), devido a transferência do Ir. Milton Pereira de Jesus para prestação de serviços na Cúria Geral (Roma) por solicitação do Pe. George Gregory Gay, superior gral, e com a aprovação dos membros do Conselho Provincial comunico a transferência do caríssimo coirmão Pe. José Gonzaga de Morais para a Missão-Paróquia em Serra do Ramalho, a partir do fim do mês de julho/2008.

APROVAÇÃO PARA ORDENAÇÃO DIACONAL

Com o parecer favorável das pessoas consultadas conforme o Código de Direito Canônico e com o consentimento do seu Conselho reunido nos dias 27 e 28 de maio/2008 o visitador aprovou o pedido do Ir. Deoclides Magalhães Rodrigues para receber o sacramento da Ordem no grau do Diaconato. A ordenação acontecerá no dia 23 de agosto de 2008, na Paróquia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Riacho Fundo II. O bispo ordenante será o Emm.º Cardeal e Arcebispo emérito de Brasília Dom José Freire Falcão. Que Deus, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e São Vicente de Paulo continuem derramando abundantes bênçãos sobre o Ir. Deoclides, a fim de que seja muito feliz na vocação que abraçou. Caro Ir. Deoclides seja você mesmo a grande benção para o Povo Pobre a que irá servir, para a Igreja e para toda a congregação.

VISITA CANÔNICA

O Visitador Provincial da PBCM realizou visita canônica aos Coirmãos que residem e trabalham na Comunidade do Instituto Nossa Senhora das Graças, em Campina Verde, MG, nos dias de 9 a 13 de junho de 2008. A Comunidade é constituída pelos seguintes Coirmãos: Pe. João Carneiro Saraiva (superior), Pe. João Donizete Dombroski (pároco), Pe. José Guido Branta (vigário em Monjolinho), Ir. Paulo Afonso Ferreira (professor), Pe. Ézio Rodrigues de Lima (missionário), Pe. Nilson Grossi (vigário paroquial), Pe. Geraldo Nunes Costa (capelão), Pe. Paulo Ribeiro de Faria (vigário paroquial), Ir. José Lázaro Dias (serviço de animação vocacional), Pe. Calixto Emanoel Ardissom (vigário paroquial), Ir. Admar Francisco de Freitas (administrador das fazendas e ecônomo local).

Durante a visita o provincial coordenou duas reuniões com os coirmãos da Comunidade e conversou em particular com cada um dos membros da Comunidade, exceto com o Pe. Geraldo Nunes Costa que havia pedido e recebeu do visitador provincial licença para realizar sua viagem de férias já programada quando da comunicação da visita canônica do provincial.

Com relação ao trabalho missionário na Paróquia é importante destacar o investimento que a Paróquia vem realizando para a formação e capacitação dos leigos, para o atendimento espiritual e sacramental dos fiéis, para as visitas domiciliares aos pobres, idosos, doentes e lideranças, o investimento na reforma, construção e manutenção dos espaços físicos, o empenho para a conscientização dos fiéis e geração de recursos próprios da Comunidade para o financiamento das diversas atividades citadas acima e outras mais. Parabéns ao Pároco (Pe. João Donizete), aos demais Coirmãos, às lideranças leigas e ao Povo de Deus em geral.

No contato com o Povo pode-se perceber o quanto admiram e desejam a presença dos missionários vicentinos na Paróquia. É grande o número de fiéis que procura seguir a espiritualidade vicentina mesmo não sendo oficialmente membros de algum dos Ramos da Família Vicentina o que, no entanto, poderia ser estimulado, como por exemplo, a criação e a participação de mais pessoas na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na Associação Internacional de Caridades (AIC), nos Missionários Leigos Vicentinos (MISEVI) e na Juventude Marial Vicentina (JMV)

Desafios também existem. Neste aspecto os Coirmãos foram animados pelo visitador a permanecerem firmes na fé em Jesus Cristo e a continuarem dispostos a descobrir a raiz dos problemas e a superá-los pessoal e comunitariamente. Percebe-se que muitos dos problemas que as pessoas enfrentam lançam suas raízes, muitas vezes, nelas mesmas, em fatos e acontecimentos mal resolvidos e também, evidentemente, em estruturas as mais diversas possíveis: sociais, familiares, religiosas, comunitárias, psicológicas, afetivo-sexuais, apostólicas, etc.

Terminando a visita o Provincial agradeceu ao Povo de Deus presente em Campina Verde e aos Coirmãos que trabalham e residem na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa pela acolhida. Reafirmou que o Povo de Deus merece dos missionários vicentinos (padres e irmãos) o melhor testemunho possível de vida fraterna, evangélica e vicentina, além do melhor do seu tempo e dedicação.

PLANEJAMENTOS COMUNITÁRIOS

O Visitador Provincial apresentou para apreciação e aprovação dos membros do seu Conselho em reunião realizada no dia 24/06/2008:

  • Planejamento da Família Vicentina, regional de Belo Horizonte;
  • Planejamento Comunitário da Casa Dom Viçoso (BH);
  • Planejamento Paroquial da Paróquia Pai Misericordioso (BH).

Todos os Planejamentos foram analisados, elogiados e aprovados pelos membros da Direção Provincial devido a riqueza de conteúdo e beleza da apresentação do Documento. Que Deus os auxiliem na criativa e fiel execução do que se propõem a realizar, tendo sempre o Reino de Deus como ideal mais profundo dos seus anseios.

Em reunião realizada nos dias 27-28/05/2008 Conselho Provincial analisou e aprovou os seguintes Planejamentos Comunitários:

  • Teologado Vicentino São Justino de Jacobis (BH);
  • Instituto São Vicente de Paulo (BH);
  • Seminário Interno Interprovincial São Vicente de Paulo (Petrópolis-RJ)
  • Santuário N. Sra. Mãe dos Homens (Caraça)
  • Missão Paróquia s. José Operário (Serra do Ramalho – BA)

E também:

  • Planejamento Pastoral do Curato Nossa Senhora das Graças (Caraça – MG);
  • Cronograma de Atividades da Paróquia São José (Calafate – BH)

Infelizmente nem todas as Comunidades da Província atualizaram e enviaram o seu Planejamento Comunitário e Pastoral para apreciação do visitador com seu Conselho.

ASSEMBLÉIA GERAL DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO

“As Assembléias da Congregação da Missão, que têm papel de proteger e promover a espiritualidade e a vitalidade apostólica da mesma Congregação, são três: a Geral, a Provincial e a Doméstica” (CC, 135).

Os períodos de preparação, de realização e pós Assembléias devem ser vivenciados não apenas como momentos cronológicos, mas como verdadeiros momentos kairológicos.

Pe. George Gregory Gay, Superior Geral da Congregação da Missão, de acordo com o art. 107, 4º convocou em 14/04/2008 a 41ª Assembléia Geral que será realizada de 28 de junho a 16 de julho de 2010, em Paris (França), à luz da celebração dos 350 anos da morte de São Vicente de Paulo.

O lema escolhido é: “Mesmo depois de 350 anos – a Missão continua”.

O tema é: “Tendo em vista o Evangelho e sempre atenta aos sinais dos Tempos … a Congregação da Missão procurará abrir caminhos novos e empregar meios adequados … de modo a permanecer em estado de renovação contínua” (Const. 2).

Para a preparação das Assembléias Domésticas e Provincial os membros do Conselho Provincial, em reunião realizada no dia 24/06/2008, indicaram o nome de quatro Coirmãos que estão sendo consultados para compor a Comissão Preparatória da Assembléia Provincial (CPAP-2009). A Assembléia Provincial, por decisão do Conselho Provincial, deverá ocorrer nos dias de 24 a 27 de agosto de 2009.

No entanto, até lá teremos um longo caminho de oração, reflexão e trabalho pela frente. No segundo semestre deste ano como preparação para as Assembléias Domésticas e Provincial retomaremos para leitura, para reflexão pessoal e comunitária os seguintes documentos: Documento Final da AG2004; os textos relacionados com a Formação Permanente (Vincentiana 51:3 – Maio-Junho/2007) e a carta do Superior Geral sobre Formação Permanente (18/02/2008).

No mês de fevereiro/2009 os Coirmãos estarão recebendo o material para a realização das Assembléias Domésticas que ocorrerão de março a maio de 2009. No início do mês de junho de 2009 a Comissão Preparatória da Assembléia Provincial receberá as conclusões das Assembléias Domésticas e encaminhará a elaboração do Instrumento de Trabalho da Assembléia Provincial.

Que Deus abençoe toda nossa querida Congregação e cada um dos seus membros neste importante momento das Assembléias.

RETIRO PROVINCIAL E ASSEMBÉIA CIVIL

Devido a realização da Assembléia Provincial nos dias de 24 a 27 de agosto de 2009 o Retiro Provincial marcado para esta data foi antecipado para os dias de 16 a 20 de março/2009. O tema do Retiro, como consta da proposta 25 do Planejamento Provincial seja sobre as Virtudes Apostólicas Vicentinas e será orientado por um dos nossos Coirmãos. O retiro terá seu início no dia 16 de março/2009 às 18.00 horas e término no dia 20 às 18 horas, com a celebração da Santa Missa.

A Assembléia Civil da PBCM para tratar da prestação de contas do exercício de 2008 e outras questões foi marcada para o dia 21 de março/2009, com início às 8 horas.

Que todos os membros da PBCM procurem agendar bem estas datas, a fim de evitar contratempos.

NOTÍCIAS DE LONGE….

Denílson escreve da cidade do México informando que chegou ao final do semestre muito bem, graças a Deus. Estava tentando o visto para passar parte do período das férias nos Estados Unidos, mas aguarda entrevista na embaixada. Informou também que teve um pequeno problema com no pé direito, certo osso metido a besta que entrava na carne (será que o espírito na carne de S. Paulo para o Denílson estava se tornando um osso??). Mas já está bem. No dia 26/06/208 informou ao visitador da PBCM que consegui o visto para entrada nos EUZ por 10 anos. No próximo dia 2/7/2008, quarta feira viaja para Nova York onde ficará até o dia 17/08/2008. Segundo informações já está com matrícula para fazer um mês de curso de lingua inglesa.

FAMÍLIA VICENTINA

1. Encontro de Paróquias

Acontecerá no Chile de 7 a 14 de setembro/2008 um encontro para coirmãos que trabalham em Paróquias. Neste evento promovido pela CLAPVI a PBCM será representada pelos seguintes coirmãos; Pe. Tadeu O. Santos Pôrto, Pe. Valmir Severino de Almada e Pe. Manoel Bonfim da Conceição.

E por falar em encontro sobre Paróquias vale a pena conhecer os dois textos sobre paróquia enviados pelo visitador aos coirmãos missionários, párocos e vigários paroquiais. Os dois textos publicados pelo Zenit lançam suas raízes no colóquio sobre “A Paróquia e a Nova Evangelização”. O colóquio foi organizado pela Comunidade do Emmanuel, em colaboração com o Instituto Pontifício “Redemptor Homins”, em Roma de 30 de janeiro a 1º de fevereiro. Um dos textos tem o título “A Paróquia terá futuro na medida em que for missionária” (Pe. Yves de Saux (Comunidade do Emmanuel) e o outro “Paróquia que não é missionária perde sua essência” (D. Malcolm Ranjith, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos). Os textos podem ser solicitados ao visitador pelo endereço: pbcm@veloxmail.com.br

2. Encontro Latino-americano da JMV

De 20 de julho a 13 de agosto/2008 acontecerá em Santo Domingo o Encontro Latino-Americano da Juventude Marial Vicentina (JMV). Pe. Pelagio Taveras, CM, assessor Latino-Americano da JMV, enviou mensagem solicitando que os visitadores provinciais motivem e facilitem aos assessores Nacionais da JMV a participação neste encontro. Pe. Pelágio relembra que os últimos Superiores Gerais têm insistido no acompanhamento aos leigos jovens e que sendo nosso continente eminentemente jovem, a pastoral da juventude deve ser uma prioridade. Informa também que os jovens estão muito animados e que neste encontro será eleito o novo Conselho Latino-Americano da JMV. Deste encontro deverá participar o Pe. Mizael Pugioli, diretor nacional da JMV, o jovem Bruno Mattos de Miranda, presidente Nacional da JMV e a Filha da Caridade, assessora nacional da JMV.