Free songs

JMV – Vale do Jequitinhonha – 2011

29 de abril de 2014
VOLTAR

ENCONTRO DA JUVENTUDE MARIAL VICENTINA
VALE DO JEQUITINHONHA – MG
FRANCISCO BADARÓ  E JENIPAPO DE MINAS

Zélia e Tia Koka
Assessoras da JMV – Francisco Badaró

 

A JMV do Vale do Jequitinhonha vivenciou no domingo, 1º de Maio, um grande encontro, das 08h às 13h30. Reuniram-se na quadra da Escola Estadual Cônego Figueiró em Francisco Badaró aproximadamente 150 jovens e adolescentes, pertencentes aos 4 grupos  da JMV de Jenipapo de Minas, o grupo da JMV de Francisco Badaró, algumas Filhas da Caridade, um Padre da Missão e as assessoras da JMV.
Este encontro constava na programação anual da Família Vicentina do Regional Nordeste de Minas. Marcado desde o ano passado, o dia com a JMV foi o segundo de um encontro maior da Família Vicentina regional. No dia anterior, sábado, houve, na parte da tarde, um encontro de formação com os vários Ramos da Família. O tema proposto para o estudo e a partilha foi “A visita aos pobres”, orientado pelo Padre Paulo José de Araújo, C.M.

 

No domingo, os jovens e adolescentes da JMV tiveram a mesma experiência de Família Vicentina, já que um dos assuntos tratado nas dinâmicas do encontro foi o serviço aos pobres.
O momento orante de domingo foi inspirado no texto dos Discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35). Cada participante recebeu o desenho de um “pezinho” como convite para uma reflexão sobre a caminhada de cada um. Após escreverem o que era necessário para se aproximar do caminho de Jesus, o “pezinho” foi colocado num grande caminho. Em seguida, os jovens, com muita animação e alegria, se integraram numa grande roda, cantando o Baião do Marial.

 
Buscando fortalecer o entrosamento, os grupos analisaram 25 frases referentes ao relacionamento humano, o amor aos pobres e a experiência de Deus. Cada grupo escolheu uma frase para ser partilhada. À medida que apresentavam as frases, um grande coração foi sendo construído em um painel.

O momento forte do encontro foi a experiência com a Palavra de Deus. Cada grupo recebeu um texto bíblico que versava sobre o “Serviço”. Os grupos não só refletiram muito bem os textos como também os encenaram. Interessante foi o envolvimento de  todos os componentes dos grupos durante a apresentação. Com muita simplicidade e compromisso os grupos deram um show.

 
O Encontro foi, indiscutivelmente, uma expressão plena da Graça de Deus. Experimentamos na prática a doação e o servir. A força do encontro teve o  apoio das pessoas que doaram alimentos, as que doaram seu serviço para arrumar o espaço do encontro, preparar o lanche e o almoço, confeccionar cartões, crachás e painel, além daquelas que nos encantaram com as músicas e reflexões. Experimentamos a alegria, o respeito e a amizade. Assim, envolvidos pelo espírito vicentino e tendo Maria como modelo, vamos seguindo em frente.