Irmão Gustavo Alivino, C.M.

Belo Horizonte – MG
Primeiro Dia (16 de maio/2017) 

Iniciamos nosso Encontro de Párocos, Vigários e Curas no Instituto São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte, no dia 16 de maio de 2017. A acolhida foi no 15 de maio com um jantar. Iniciamos o dia com a Oração das Laudes, consagrando o encontro ao Deus da vida. Após as Laudes, houve o café. Durante o café tivemos a notícia que os Votos Perpétuos do Paulo César da Silva foram aprovados. E logo em seguida, Padre Manoel Godoy conduziu um momento formativo com o seguinte tema: “Missionariedade nas Paróquias”. Padre Godoy relatou um pouco de sua experiência na Paróquia Santo Antônio do Norte – Tapera, localizada em Conceição do Mato Dentro; fica situada em um grande vale, limitado por colinas, trabalhou 14 anos nesta comunidade paroquial. Hoje, está trabalhando numa periferia na Arquidiocese de Belo Horizonte, Paróquia São Tarcísio. Durante suas colocações, foi provocativo, abrindo nossos olhos para a realidade onde estamos atuando. Suscitou algumas provocações a partir da Evangelium Gaudium, do Papa Francisco. Apresentou pistas para a revitalização das paróquias, iluminado pelo Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. As paróquias serão renovadas quando se dispuserem a viver em “estado permanente de missão”, a serem casas de iniciação à vida cristã e de animação bíblica da vida e da pastoral, e em redes de comunidades vivas e com empenho efetivo na dimensão social, a serviço da vida plena para todos.

IMG-20170523-WA0009

Em seguida, tivemos um delicioso almoço e no segundo momento, fomos agraciados em ouvir um pouco da experiência missionária de Padre Getúlio Mota Grossi, coirmão de nossa Província, cheio de vitalidade, nos estimulando para o seguimento de Jesus nas trilhas de São Vicente de Paulo. Houve depois, momento de Partilha do Padre Wander apresentando a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Francisco Badaró. Encerramos nossos trabalhos com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre Wander Ferreira e concelebrada pelos coirmãos presentes. Ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia somos transformados para continuar a missão de Jesus.

 IMG-20170523-WA0015

Belo Horizonte – MG

Segundo Dia (17 de maio/2017) 

Com alegria, iniciamos o dia consagrando nossos primeiros passos ao Deus da vida com a Oração das Laudes. Em seguida, tivemos café. O segundo dia de trabalho foi conduzido por Adilson Souza, da Axis Instituto, partilhando sobre Administração Paroquial. Apresentou os desafios de uma administração paroquial sempre dialogando com os coirmãos presentes, tirando dúvidas a respeito do tema. Tivemos almoço e na parte da tarde continuamos com o mesmo assessor com o mesmo tema. Adilson apresentou uma frase de Santo Agostinho que resumo bem nossos trabalhos paroquiais: “A esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. É preciso ainda ter olhos abertos e sensibilidade pastoral para que possamos ter uma boa administração. O dia foi carregado de conteúdos. Encerramos os trabalhos do dia celebrando a Eucaristia junto com os Padres Idosos.

IMG-20170523-WA0016

Belo Horizonte – MG
Terceiro Dia (18 de maio/2017) 

Nosso terceiro dia, tivemos uma celebração eucarística presidida pelo Visitador Provincial, Padre Geraldo Eustáquio Mol Santos, às 07:00h. Na homilia, Padre Geraldo, agradeceu aos padres Wander, Emanoel e Paulo José pela organização do encontro. Aos poucos, a província está demonstrando que está se unindo, e mais uma vez pelo grande número de coirmãos neste encontro. Ainda durante sua homilia, encerrou pedindo lucidez e que possamos construir pessoas cristãs, realizando vários prodígios em nossas comunidades a exemplo das Primeiras Comunidades Cristãs. Após a missa, tivemos café. Depois do café, tivemos a palavra com Padre Geraldo com algumas comunicações: Missões em Cuba (31 de julho a 16 de agosto) comemorando 100 anos de Serviço da Congregação da Missão na Paróquia San Joaquín e outras informações. Após a palavra do visitador, continuamos as partilhas missionárias com a seguinte ordem: Continuação da apresentação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Paróquia São José Operário – Serra do Ramalho/BA com Padre Gentil; Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa – Riacho Fundo II/DF com Padre Paulo José; Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Itapuã do Oeste/RO com Irmão Gustavo e Padre Onésio; Paróquia Pai Misericordioso – Belo Horizonte/MG com Padre Weliton e Padre Juarez; Curato Nossa Senhora das Graças – Brumal/MG, Padre Hélio; Paróquia São José, Calafate, Belo Horizonte/MG com Padre Vinícius Augusto; Paróquia São José de Carinhanha/BA com Padre Paulo Venuto. Padre Paulo informou que após 36 anos de trabalho da Congregação em Carinhanha será entregue a paróquia para o bispo de Bom Jesus da Lapa/BA. Nas apresentações foi ressaltado a presença missionária-vicentina/criar consciência missionária onde estamos atuando. Infelizmente, duas paróquias não tiveram nenhuma representação: Curato Divino Espírito Santo – Contagem/MG e Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Contagem/MG. Durante as apresentações houve partilha dos coirmãos. Foi feita uma pequena avaliação e encerramos o encontro com um saboroso churrasco com a presença dos estudantes e demais coirmãos residentes em Belo Horizonte.

IMG-20170523-WA0011