Nos dias de 5 a 9 de outubro de 2010, aconteceu na Fazenda do Engenho, município de Santa Bárbara (M. G.) a Assembleia da Província Brasileira da Congregação da Missão (cf. Constituições, 143-145). No dia 5, às 14h15, o Visitador Provincial e Presidente da Assembleia, Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, deu início aos trabalhos, acolhendo calorosamente a todos os presentes e convidando-os a invocar o Espírito Santo e a rezar a Oração do Ano Jubilar da Família Vicentina.

Participou da Assembleia um total de 42 Coirmãos Incorporados. Destacamos a presença de 6 Coirmãos admitidos, sendo 5 do Seminário Interno Interprovincial.

A Assembleia elegeu como moderadores os Padres Lauro Palú e Geraldo Ferreira Barbosa e para o ofício de Secretário Geral o Pe. Vinícius Augusto Ribeiro Teixeira. Para a Comissão de redação foram eleitos Pe. Paulo Eustáquio Venuto e Pe. Marcus Alexandre Mendes de Andrade. A Comissão de Serviços foi composta pelos Coirmãos Pe. Maurício de Resende Paulinelli, Ir. Miguel Maria Generoso e Pe. Manoel Bonfim da Conceição. Os escrutinadores foram Pe. Luís Carlos do Vale Fundão, Pe. Marcus Alexandre Mendes de Andrade e Pe. Gentil José Soares da Silva.

Os objetivos desta Assembleia foram os seguintes:

  • Avaliar o Planejamento Provincial – Triênio 2008-2010.
  • Estudar e encaminhar os Documentos Conclusivos da 41ª Assembléia Geral.
  • Eleger a nova Direção Provincial.
  • Tratar de assuntos de interesse geral da Província.

Documento de Síntese da 41ª Assembléia Geral  foi apresentado pelo Pe. Getúlio Mota Grossi, escolhido pela Província para participar daquele evento como deputado.
A avaliação do Planejamento Provincial aconteceu sob a forma de Painéis, organizados por áreas de atuação, acompanhados de esclarecimentos e debates em plenário. Os painéis foram os seguintes:

  1. Administração. Participantes: Pe. Emanoel Bedê Bertunes (Colégio São Vicente de Paulo), Pe. Sebastião de Carvalho Chaves (Santuário do Caraça) e Pe. Maurício de Resende Paulinelli (Fazenda do Engenho).
  2. Formação: Pe. Wander Ferreira (Propedêutico), Pe. Juarez Carlos Soares (Filosofia), Pe. Geraldo Ferreira Barbosa (Seminário Interno Interprovincial), Pe. Luiz Roberto Lemos do Prado (Teologia).
  3. Ministérios Específicos: Pe. Alexandre Nahass Franco (Assessoria Espiritual à SSVP), Pe. Vinícius Augusto Ribeiro Teixeira e Pe. Emanoel Bedê Bertunes (Família Vicentina), Pe. João Carneiro Saraiva (Casa Dom Viçoso), Pe. Agnaldo Aparecido de Paula (Missionários Leigos Vicentinos – MISEVI), Pe. Geraldo Eustáquio Mól Santos (Projetos Sociais), Pe. Onésio Moreira Gonçalves e Pe. Paulo Eustáquio Venuto (Filhas da Caridade).
  4. Missões Paróquias: Pe. Evilásio Amaral Júnior (Carinhanha), Pe. Neider Gonçalves de Freitas (Serra do Ramalho), Pe. Paulo Sérgio Ferreira de Almeida e Pe. Wilson Alzate (Paulo VI – BH), Pe. Manoel Bonfim da Conceição (Riacho Fundo II).
  5. Paróquias: Pe. João Donizete Dombroski (Campina Verde), Pe. Dejair Roberto De Rossi (Calafate – BH), Pe. Pedro Dias de Lima (Contagem), Pe. José Debortoli (Brasília).

O estudo dos Documentos da 41ª Assembleia Geral da Congregação da Missão: “Linhas de Ação e Compromissos Continentais” foi encaminhado através de Grupos de Trabalho, apresentação de relatório em Plenário e debate.

Não podemos deixar de explicitar as Celebrações Eucarísticas e demais momentos de oração preparados e animados pelas Comunidades Locais.
Os trabalhos do dia 9 de outubro foram iniciados com a Celebração Eucarística em hon-ra do Divino Espírito Santo, a quem os assembleístas invocaram e suplicaram as luzes do discerni-mento para a eleição do Visitador Provincial e seu Conselho, bem como para a eleição dos membros do Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais da PBCM.

         Os trabalhos do dia 9 de outubro foram iniciados com a Celebração Eucarística em hon-ra do Divino Espírito Santo, a quem os assembleístas invocaram e suplicaram as luzes do discerni-mento para a eleição do Visitador Provincial e seu Conselho, bem como para a eleição dos membros do Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais da PBCM.

Foram eleitos:

Visitador Provincial:

  • Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, C. M.

Membros do Conselho do Visitador:

  • Pe. Juarez Carlos Soares, C. M.
  • Pe. Manoel Bonfim da Conceição, C. M.
  • Pe. Dejair Roberto De Rossi, C. M.
  • Pe. Lauro Palú, C. M.

Suplentes:

  • Pe. Emanoel Bedê Bertunes, C. M.
  • Pe. Paulo Eustáquio Venuto, C. M.

Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais (CAEF):

  • Pe. Emanoel Bedê Bertunes, C. M.
  • Pe. Geraldo Eustáquio Mól Santos, C. M.
  • Pe. João Donizete Dombroski, C. M.

Suplentes:

  • Pe. Eduardo Raimundo dos Santos, C. M.
  • Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, C. M.

     Ao Pe. Geraldo Ferreira Barbosa e demais Coirmãos eleitos para o Conselho do Visita-dor e Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais nossas felicitações e votos de um abençoado governo.

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O NOVO VISITADOR DA P.B.C.M.

Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, filho de Benevenuto Pereira Barbosa e Ana Cândida Bar-bosa, nasceu no dia 5/11/1945 no município de São Francisco de Sales, estado de Minas Gerais. Foi batizado no mesmo dia na Paróquia de Campina Verde onde também recebeu o sacramento da Crisma no dia 12/11/1950.

Entrou para o Seminário Interno da Congregação da Missão, em Petrópolis (R. J.), no dia 1/7/1972 onde emitiu os Santos Votos no dia 8/12/1975. Foi ordenado Diácono por Dom João Batista Cavati, no dia 13/02/1976,em Belo Horizonte e ordenado Presbítero por Dom José Lázaro Neves, em Campina Verde no dia 14/8/1976.

Estudos: Cursou o Ensino Fundamental I (antigo primário), em São Francisco de Sales nos anos de 1958-1961; Ensino Fundamental II (Curso Ginasial), em Campina Verde, nos anos de 1962-1965. Ingressou no Seminário do Caraça no ano de 1966 e concluiu o Ensino Médio (segundo grau), na cidade de Assis (S. P.), em 1968. Em Lorena (S. P.) fez os cursos de Filosofia e Pedagogia, nos anos de 1969-1971. Cursou Teologia em Petrópolis (R. J.), nos anos de 1972-1975 e mestrado em Teologia Dogmática na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, nos anos de 1993-1995.

Serviços Prestados: Reitor do Seminário São Justino de Jacobis, em Campina Verde (1976-1983; 1992); Formador na Comunidade dos estudantes de Teologia, em São Paulo (1984-1989); Formador na comunidade dos estudantes de Filosofia (1990), Diretor do Seminário Interno (1991); Diretor das Filhas da Caridade, Província de Belo Horizonte (1993-2002); Diretor das Filhas da Caridade, Província do Rio de Janeiro (2002-2008).

Além destes, também prestou os seguintes serviços: Missionário na Missão-Paróquia Menino Jesus, em Diadema, São Paulo (1987-1990), Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Contagem (2002), Diretor Substituto do Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janei-ro, Reitor do Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, Rio de Janeiro (2006-2007).