Free songs

Assembleia e eleição da nova Direção Provincial – 2007

29 de abril de 2014
VOLTAR

ASSEMBLÉIA PROVINCIAL

No dias de 1 a 4 de outubro do corrente ano, na Fazenda do Engenho (Caraça), município de Santa Bárbara (MG) estiveram reunidos em Assembléia Provincial cinqüenta e um (51) dos setenta e quatro (74) membros incorporados da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM).

Os objetivos da Assembléia Provincial foram:

  1. Eleger o Visitador Provincial e seu Conselho.
  2. Eleger os membros do Conselho para Assuntos Econômicos Fiscais (CAEF).
  3. Tratar de outros assuntos de interesse geral da PBCM.

A Assembléia teve início às 20 horas do dia 1º de outubro com a celebração eucarística presidida pelo visitador Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, CM. Após a celebração em reunião foi aprovadas a pauta dos assuntos a ser tratado, o quadro de horário das atividades e aprovados os nomes do Pe. Manoel Bonfim da Conceição e Pe. Paulo Eustáquio Venuto para secretários.

 No dia 2 de outubro com a oração das laudes foi iniciado os trabalhos. Na parte da manhã Pe. Manoel Godoy assessorou a sessão sobre a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho, realizado em Aparecida (SP), no mês de maio deste ano. Pe. Manoel Godoy disse que o documento final do Vº CELAM, não obstante algumas lacunas traz contribuições significativas para a Igreja e Cristo neste Continente, tais como: a valorização da vida dos pobres, a biodiversidade, a globalização, a missionariedade o discipulado, a Igreja como sacramento do Reino, a dimensão pneumatológica na Igreja, o protagonismo da mulher, a Igreja em estado permanente de missão. Pe. Manoel Godoy apresentou também pistas para fundamentar o itinerário eclesial: experiência pessoal de fé, a vivência comunitária, formação bíblico-teológica e o compromisso missionário da comunidade cristã. Encerrando os trabalhos foi projetado o filme “De Medellín à Aparecida”.

À tarde deste mesmo dia o Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, visitador provincial, apresentou o relatório das atividades realizadas durante o mandato de 1/11/2004 até o presente momento.

À noite os Padres Paulo Eustáquio Venuto, Juarez Carlos Soares, Vandeir Barbosa de Oliveira e Luiz Roberto Lemos do Prado partilharam suas experiências vividas nas assembléias nacional e regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), cujo tema foi “Vida Religiosa e espaços de transformação”, e o lema “Diga a esta geração – Avance!”. Uma nálise e retrospectiva da Vida Religiosa a partir do Concílio Vaticano II. Avançar:

  • Entre a força renovadora e a estagnação.
  • Entre a ousadia e o medo.
  • Uma VR encuralada entre o Egito e a Terra Prometida.
  • Abertura aos sinais dos tempos.
  • Nova compreensão da identidade da VR na Igreja
  • Um êxodo da VR para as periferias.
  • Novos espaço de novas formas de presença.

Nesta mesma noite Pe. Paulo José e Araújo e Diácono Marcus Alexandre Mendes de Andrade apresentaram as conclusões do encontro de missionários, párocos e vigários paroquiais da PBCM, realizado nos dias 26 e 27 de julho no Santuário do Caraça.

No dia 3 de outubro às 8 horas foi celebrada a Santa Missa pelo êxito da eleição (cf. NNPP 52§1). Após um breve intervalo Pe. Geraldo Eustáquio Mól Santos, ecônomo provincial, fez uma exposição dos Projetos Sociais desenvolvidos pela PBCM nas cidades de Carinhanha e Serra do Ramalho (BA), Petrópolis e Rio de Janeiro (RJ), Riacho Fundo II (DF), Caraça e Belo Horizonte (MG).

Na tarde do dia 3 de outubro a sessão foi consagrada à eleição da nova Direção Provincial e CAEF. Conforme o artigo 51 das Normas Provinciais “a escolha do Visitador ou Superior Provincial se fará em Assembléia, por eleição a ser submetida à confirmação do Superior Geral com o consentimento de seu Conselho”. E o parágrafo único deste mesmo artigo reza que “O Visitador será eleitos por três anos, podendo ser reeleito para um segundo triênio”Em primeiro escrutínio, com 43 votos, foi reeleito o Pe. Agnaldo Aparecido de Paula.

Pe. G. Gregory Gay, superior geral da Congregação da Missão, escreveu em mensagem datada de 13 de outubro ¡La gracia y la paz de Nuestro Señor Jesucristo llenen tu corazón ahora y siempre!”

“Hoy, en la sesión del consejo general, he examinado tu carta del 4 de octubre pasado, en la que presentas los resultados de las elecciones de la pasada Asamblea Provincial y una propuesta para modificar el artículo 34 de las Normas Provinciales.”

“Por la presente confirmo los resultados de las elecciones de vuestra pasada Asamblea Provincial y, por tanto, te confirmo como Visitador de la Provincia de Río, de acuerdo con las Normas Provinciales de vuestra Provincia. Igualmente, aunque estrictamente no es necesaria mi confirmación, apruebo los resultados de las demás elecciones realizadas en la Asamblea.”

Os membros eleitos para o Conselho do Visitador, mandato de 1º de novembro de 2007 a 31 d outubro de 2010 são:

  • Pe. Lauro Palú.
  • Pe. Manoel Bonfim da Conceição.
  • Pe. Pe. Wander Ferreira.
  • Pe. Alexandre Nahass F.ranco

Suplentes:

  • Pe. Neider Gonçalves de Freitas.
  • Ir. Miguel Maria Generoso.

Para o Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais foram eleitos:

  • Pe. Paulo Eustáquio Venuto
  • Pe. Sebastião de Carvalho Chaves
  • Ir. Admar Francisco de Freitas.

dia 4 de outubro, após a oração das laudes os trabalhos da Assembléia foram reiniciados. Após breve intervalo, Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, presidente da Assembléia, apresentou o Plano de Ação da PBCM para o Caraça e as Diretrizes para a Formação dos Padres e Irmãos na PBCM.

Dando continuidade aos trabalhos o Pe. Weliton Martins Costa, coordenador do Serviço de Animação Vocacional Vicentina Provincial (SAVV), apresentou o serviço prestado nesse setor.. Avanços e limites, acompanhamentos dos candidatos e perspectivas. Foi entregue a todos o Planejamento da Equipe do ASVV e materiais vocacionais. Pe. Weliton pediu a colaboração dos coirmãos como responsáveis no Serviço de Animação Vocacional. Abriram-se espaços para opiniões e esclarecimentos.

Em seguida os formadores apresentaram relatório dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas várias etapas do processo de formação inicial. Pe. Alexandre Nahass Franco falou pelo Propedêutico, Pe. Getúlio Mota Grossi falou pelo Seminário Interno e Pe. Valmir Severino de Almada falou pelo Seminário São Justino de Jacobis.

O último assunto tratado pela Assembléia Provincial foi sobre a localização da etapa do Seminário Interno no processo de formação. Após esclarecimentos e debates os assembleístas aprovaram a mudança do Seminário Interno para depois do 3º ano do curso de filosofia, decisão que passa a vigorar a partir de 2008.

Esgotados os assuntos em pauta e com a aprovação dos Assembleístas o visitador provincial encerrou os trabalhos às 12.45 horas.