Roma, 30 de janeiro de 2015

Queridos animadores da Família Vicentina Internacional

A cada ano, convidamos a Família Vicentina, a refletir sobre um tema em especial, que nos dê a oportunidade de aprofundar na compreensão do nosso carisma vicentino comum. Portanto, queremos marcar o ano de 2015 como “O ano da Colaboração Vicentina”.

Nosso tema será: “Juntos em Cristo, nós vicentinos fazemos a diferença”.

Peço que ao longo deste ano, em todos os níveis da Família Vicentina (local, regional e internacional) empreendam caminhos para celebrar, unir-se e conhecer e servir com os demais. Todas estas iniciativas estarão coordenadas pela Comissão de Colaboração da Família Vicentina (ou VFCC – sigla em inglês). Este ano da Colaboração Vicentina começará com a festa de Pentecostes de 2015, no dia 24 de maio, e concluirá com a mesma festa de Pentecostes em 2016, no dia 15 de maio.

Todos conhecemos a maneira como a colaboração está enraizada em nosso carisma de Família Vicentina, especialmente através do testemunho de nossos fundadores. Somos igualmente conscientes de que é nossa vontade servir de forma mais efetiva possível àqueles que vivem na pobreza, na medida em que servimos eles e entre nós mesmos, no exercício deste ministério.

Apresentamos três objetivos que nos orientarão nos distintos eventos para este ano:

1. Celebrar: Em breve será enviada uma carta aberta à Família Vicentina, na qual daremos algumas sugestões para as celebrações das duas festas de Pentecostes e de algumas festas da Família Vicentina. É oportuno esclarecer que não haverá eventos internacionais e que todas as celebrações acontecerão a nível local e regional. Por outro lado, pensamos em incluir neste objetivo, a celebração do Dia Mundial de Oração, dia 27 de setembro de 2015. Desde já convidamos a Família Vicentina a publicar suas fotos e orações que resultem deste evento na página de facebook da Comissão de Colaboração da Família Vicentina ou no site Famvin.org.

2. Unir-se e conhecer-se: Pensamos igualmente em recolher e compartilhar algumas experiências de colaboração no serviço, para publicá-las no facebook e no site Famvin.org. Também convidamos os integrantes da Comissão de Colaboração da Família Vicentina que animem os ramos a publicarem seus trabalhos. É desejo nosso que esta oportunidade seja aproveitada para conhecer melhor os demais grupos, destacando semanalmente um ramo diferente da Família Vicentina.

3. Servir: o artigo sobre a colaboração, do Pe. Eli Chaves dos Santos, CM será publicado. Da mesma forma, convidamos aos membros da Família Vicentina, que por ocasião deste ano, compartilhem suas experiências de colaboração no serviço.

A Comissão de Colaboração da Família Vicentina (VFCC) estudou a possibilidade de levar adiante uma experiência formativa sobre a colaboração. Assim sendo, os membros do Programa de Ação Colaborativa da Família Vicentina (VFCAP – em inglês) publicarão na internet, um vídeo com as experiências e intercâmbios vivenciados durante seus encontros em Paris nos anos de 2013 e 2014; tendo em conta os esforços de colaboração pessoal e de seu ramo. Deste modo se ajudará na promoção da tão desejada colaboração.

Como podem ver, temos uma grande quantidade de atividades para celebrar neste ano especial dentro da Família Vicentina. Agradecemos desde já por sua ajuda na promoção destas atividades entre os ramos da Família Vicentina e seus colaboradores. Agradeço especialmente, por seu compromisso em modelar esta virtude da colaboração que outorga a nosso carisma sua especial natureza e impacto. Finalmente, continuando com os preparativos deste ano de celebração, gostaria de convidá-los a compartilharem sua reflexão sobre a colaboração. Se desejarem participar, por favor, enviem-me uma breve reflexão a partir das seguintes perguntas:

a) Que sentimentos suscita em você a colaboração na Família Vicentina?

b) Como é sua colaboração com outros ramos da Família Vicentina? c) Qual é teu sonho no futuro sobre a colaboração da Família Vicentina?

Por favor, enviem-me suas reflexões até o dia 1 de maio de 2015.

Espero igualmente convidar os líderes da Família Vicentina nacional a realizarem as mesmas reflexões e a compartilhá-las com os membros locais.

Seu amigo em São Vicente,

P. Gregory Gay, C.M

Superior General