CONGREGAZIONE DELLA MISSIONE

CURIA GENERALIZIA

Via dei Capasso, 30
00164 Roma – Itália

Tel. (39) 06 661 3061
Fax (39) 06 666 3831
e-mail: cmcuria@cmglobal.org

21 de outubro de 2007

Domingo Mundial das Missões

A todos os membros da Congregação da Missão

Circular, Tempo Forte (1º a 6 de outubro)

Caríssimos Coirmãos,

Eis aqui alguns dos pontos mais relevantes, tratados em nosso Tempo Forte de 1º a 6 de outubro:

1. Fizemos uma avaliação geral do Encontro dos Visitadores no México. Refletimos sobre a síntese da avaliação feita por todos os participantes e sobre a avaliação preparada pela Comissão Preparatória do Encontro. Falamos sobre as linhas de ação que pudemos extrair da síntese. Estas são algumas das decisões que tomamos, baseadas em nossos estudos: Recomendaremos à nova Administração Geral, depois da Assembléia Geral de 2010, que se continue realizando o Encontro de Visitadores, pelo valor que, para os líderes da Congregação, têm o dialogar entre eles e o fato de poder melhorar a união entre eles e suas relações com o Superior Geral e a Cúria Geral. Em resposta a uma das recomendações da síntese, o Superior Geral escreverá uma carta, resumindo a experiência do Encontro de Visitadores. Esta carta será publicada por volta da data de fundação da Congregação, 25 de janeiro. Formamos uma equipe de trabalho para organizar e apresentar ao Superior Geral e a seu Conselho, num relatório unificado, todo o material sobre Formação Contínua, que se foi produzindo durante o Encontro ou antes dele, assim como outras contribuições. Posteriormente se darão novos passos para colocar tudo isso em prática, no nível de toda a Congregação no mundo inteiro.

2. Planejamos o Encontro de novos Visitadores que se realizará de 9 a 15 de janeiro de 2008. Calculamos que participarão até 13 novos Visitadores, neste encontro. O Pe. Corpus Delgado, Visitador de Saragoça, será o Coordenador do programa. No desenvolvimento do programa com os novos Visitadores, participarão também o Superior Geral e os outros membros da Cúria Geral. Quero informar a todos os que são novos Visitadores que a complementação do programa acontecerá em Paris, com a chance de conhecer, sob a direção do Centro Internacional de Formação  (CIF) e do Pe. Elie Delplace, Visitador de Paris, alguns dos lugares vicentinos. Iremos dando aos poucos mais informações sobre isto.

3. Nomeamos, mais uma vez, uma comissão para continuar o estudo dos espaços de escritórios e demais espaços na Cúria, com referência às partes da Biblioteca e dos Arquivos. Ao Diretor de Comunicações para a Congregação da Missão, Pe. Julio Suescun, se dará um espaço de escritório.

4. Nossa sessão de Formação Contínua, neste Tempo Forte, consistiu numa visita às escavações arqueológicas da Basílica de São Pedro no Vaticano. Tivemos um guia especial e a visita durou uma hora e meia. Esta Formação Contínua interativa esteve aberta a todos os membros da Casa da Cúria.

5. Tratamos também de assuntos econômicos. Há uma série de pontos que devo mencionar. A Cúria está canalizando fundos de diferentes Províncias das Filhas da Caridade e de nossa Congregação e também de Coirmãos individualmente para ajudar o Peru, depois do terremoto. A própria Congregação sacou de seus Fundos de Ajuda para Necessidades Especiais doações para alívio do Peru, como também para as vítimas de inundações na Colômbia e na Província do Norte da Índia. Estudamos a substituição do falecido Pe. José Luís Fernández na Comissão Econômica da Cúria Geral. Estabelecemos um preço fixo para Vincentiana.

6. Recebemos do Irmão Peter Campbell o relatório da Central para a Solidariedade Vicentina (CSV). De 1º de março a 30 de setembro a CSV concordou em subvencionar 28 projetos novos e 13 microprojetos. Falamos da substituição do Ir. Peter, que terminará seus seis anos no cargo de Administrador da CSV em junho de 2008. Por razões particulares, ele pediu para ser substituído e estamos buscando um substituto para ele. Agradeço ao Peter o admirável trabalho que realizou, junto com o sr. Scott Fina, procurando e achando fundos para mais de 86 projetos, desde o começo, em 2003. Além disso, subvencionaram 38 microprojetos das Províncias mais pobres da Congregação. O total de projetos e microprojetos a que deram subvenções é de 124. Peter me pediu que lhes informe que tem um novo endereço de e-mail na Central para a Solidariedade Vicentina. É cmvso@yahoo.com  Para informações referentes a essa Central para a Solidariedade Vicentina, podem visitar sua Página Web www.famvin.org/vso e ler seu boletim mensal.

7. Escutamos também o relatório do Pe. Manuel Ginete, Delegado do Superior Geral para a Família Vicentina. Manuel falou sobre a Assembléia Internacional da Associação Internacional de Caridades (AIC), que se realizou em Roma, em março deste ano, assim como de sua presença no encontro do grupo europeu de estudos vicentinos (MEGVIS), em Untermachtal, Alemanha, em abril passado. Desse encontro participaram membros da Família Vicentina da Áustria, Alemanha e Holanda. Manuel também foi um dos conferencistas principais no Encontro da Família Vicentina em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, em maio deste ano. Sua conferência se intitulava: «A Família Vicentina no Mundo: Estendendo o Círculo da Solidariedade». Também nos informou sobre sua participação no Encontro Internacional de Visitadores, no México, em junho, onde teve a oportunidade de encontrar-se com o grupo coordenador da Família Vicentina e falar sobre a próxima sessão de formação para conselheiros e diretores na América Latina, que vai realizar-se em fevereiro de 2009. Em junho de 2009 também haverá uma sessão semelhante na África e, em outubro de 2009, outra, na região da Ásia e do Pacífico. Manuel também nos contou de sua visita à Família Vicentina no Japão, na Coréia do Sul e no Vietnã, durante os meses de julho e agosto passados. Informou sobre sua participação no Encontro da AIC em que se celebrava seu 150º aniversário de fundação nos Estados Unidos. Participou junto com o Superior Geral, que fez a conferência principal, intitulada: «Honrando o Passado, Celebrando o Presente e Encarando o Futuro». Tudo isto, e uma visita ao Representante da Congregação da Missão ante as Nações Unidas, Pe. Joseph Foley, aconteceu em setembro. Também mencionou que, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2008, os Responsáveis internacionais da Família Vicentina terão seu encontro anual em Roma.

8. O Pe. Joseph Foley, Representante da ONG Vicentina ante a ONU, nos apresentou seu relatório. Disse que, neste outono, as Nações Unidas tentarão chamar a atenção dos líderes mundiais para  os desafios das mudanças climáticas e para o financiamento do desenvolvimento. Também nesse tempo, as Nações Unidas farão uma chamada às Nações-Estado para que cumpram as promessas que fizeram em relação  aos Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio. O Pe. Joseph também participou no Seminário de Formação para Formadores, em Nairobi. Para mais informações sobre o trabalho da ONG Vicentina, podem visitar sua Página Web: www.cm-ngo.net.

9. Recebemos o relatório do Webmaster, Pe. John Freund. Entre outros pontos de interesse, menciona que a atual página principal de famvin tem um mecanismo de busca que permite encontrar rapidamente os materiais. Em todo caso, adverte que os usuários não o utilizam adequadamente. A campanha do site famvin para despertar a consciência em relação à mudança de estruturas está começando a apresentar uma forma mais clara. Este é um projeto da versão inglesa de famvin (www.famvin.org).

10. O Pe. Julio Suescun, Secretário Executivo do Secretariado Internacional de Estudos Vicentinos (SIEV), apresentou um relatório sobre o encontro realizado em Dublin de 3 a 5 de setembro. O SIEV está preparando um Colóquio para Jovens Pesquisadores Vicentinos, que se realizará em Paris em fevereiro de 2008. Até o momento apareceram 10 participantes. Não obstante, se algum Visitador quiser ajudar algum dos membros de sua Província a desenvolver sua capacidade para as pesquisas vicentinas, que se ponha em contato com o Pe. Julio Suescun (vincentiana@cmglobal.org) ou com o Pe. Alexander Jernej (cmgraz@inode.at), Coordenador do SIEV. O SIEV está levando adiante seu projeto de traçar um guia para «Uma Introdução aos Estudos Vicentinos».

11. O Diretor de Comunicações, Pe. Julio Suescun, fez uma proposta que já aparecera no encontro do SIEV. Foi aprovada pelo Superior Geral e seu Conselho. A Cúria Geral organizará uma Central Virtual de Tradutores, sob a direção do Escritório de Comunicações.

12. Recebemos informações dos Diretores do Centro Internacional de Formação (CIF), Pes. Hugo O’Donnell e Juan Julián Díaz Catalán, referentes a um próximo projeto novo, que será orientado para os Visitadores ou um de seus Conselheiros: uma sessão, no próximo verão europeu, sobre liderança. A data será entre meados de junho e meados de julho. Numa próxima carta do Superior Geral serão comunicados os pormenores.

13. Falamos sobre várias Conferências de Visitadores.

Conferência Latino-Americana de Províncias Vicentinas (CLAPVI) patrocinará um encontro para Irmãos, de 14 a 20 de outubro. O Superior Geral preparou uma vídeo-conferência para esse encontro, em que sublinha o que considera o papel importante dos Irmãos na Congregação da Missão. Pode-se conseguir essa conferência, em espanhol, se alguém desejar. Ponham-se para isto em contato com a secretaria geral da Cúria.

Recebemos um relatório do Presidente da Conferência de Visitadores da África e Madagascar (COVIAM), Pe. Michael Ngoka, que incluía as atividades do encontro de Visitadores da COVIAM e de outros representantes regionais, que houve em agosto, em Nairobi. Ao mesmo tempo se realizava um encontro para formadores, que vem acontecendo cada ano. Entre os conferencistas, estavam os Pes. Robert Maloney e Joseph Foley, o Representante Vicentino nas Nações Unidas. O tema para o próximo encontro, que acontecerá em Moçambique, será  «A sustentabilidade financeira». O Ecônomo Geral, Pe. John Gouldrick, foi convidado para orientá-los nesta discussão. A COVIAM também recebeu um convite para abrir uma missão no Tchad. Foi eleito um novo Secretário Executivo. Seu nome será anunciado quando for aprovado por seu Visitador.

Recebemos dois relatórios do Pe. Sylvestre Peterka, representante especial da Cúria na COVIAM. Um deles trata do Encontro de Formadores, que houve em Nairobi; o outro conta sua visita à Missão da Tanzânia.

Da Conferência de Visitadores da Ásia e do Pacífico (APVC), recebemos a indicação de um Coirmão para Reitor do Seminário do Santo Nome de Maria, em Honiara, para substituir o Pe. Frank Vargas que termina seu ofício no final deste ano de 2007. Também recebemos a proposta de um novo candidato para a Missão nas Ilhas Salomão, Pe. Joeli Nabogi, de Fidji, que substituirá o Pe. Joseva Tuimavile. Este último será transferido para uma nova colocação no final deste ano. Agradecemos muitíssimo aos dois, Pe. Frank e Pe. Joseva, por seus extraordinários serviços à missão.

Lemos um relatório da Conferência de Visitadores da Europa e Oriente (CEVIM). Tratava-se da minuta do Encontro da Conferência que houve durante o Encontro dos Visitadores no México. O Pe. Giuseppe Turati foi reeleito Secretário Executivo para os próximos três anos. Para janeiro de 2008, a CEVIM organizou um encontro de Coirmãos que trabalham na formação. O próximo encontro da Conferência será em abril de 2008, em Cracóvia.

Também lemos e estudamos o relatório da CEVIM referente ao encontro de Coirmãos jovens, feito em Budapeste, de 3 a 9 de julho.

14. Mais tarde, ouvimos o Assistente Geral responsável pelas Missões, Pe. José Antonio Ubillús. Há dois Coirmãos, Pes. John Macías Loor e João Donizete Dombroski, que participarão na 19ª sessão de Espiritualidade e Animação Missionária para Sacerdotes, em Roma, de 15 de outubro a 1º de dezembro.

15. Tratamos dos relatórios das Missões Internacionais que estão sob a responsabilidade direta da Cúria Geral, El Alto e Papua-Nova Guiné.

Tivemos uma visita do Bispo Dom Gilles, da diocese de Daru-Kiunga na região de Papua-Nova Guiné, onde trabalham quatro Coirmãos procedentes da Província da Indonésia. Este Bispo e um outro de Papua-Nova Guiné pediram novos missionários ao Superior Geral. Estes pedidos serão apresentados na carta-chamada para as Missões, deste mês de outubro.

16. Falamos de minha próxima visita à Província da China, em novembro, e de diferentes assuntos para ajudar-me na preparação desta viagem.

17. Conversamos sobre as respostas à Carta-chamada para as Missões do ano passado. Uma lista atualizada dos candidatos será publicada na chamada deste ano, que sairá no final deste mês.

Que o Senhor queira continuar abençoando a cada um de nós que buscamos seguir Jesus Cristo,  Evangelizador dos Pobres.

Seu irmão em São Vicente,

G. Gregory Gay, C. M.,

Superior Geral