Congregazione della Missione
Curia  Generalizia

Via dei Capasso, 30                                                                         Tel. (39) 06 661 3061
00164  Roma – Italia                                                                       Fax (39) 06 666 3831
e-mail:  cmcuria@cmglobal.org

3 de novembro de 2008

A todos os membros da Congregação da Missão

Circular do Tempo Forte (6-10 de outubro de 2008) 

Caríssimos Coirmãos,

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo encham seus corações agora e sempre!

De 6 a 10 de outubro, celebramos a reunião do Tempo Forte. Menciono alguns dos assuntos mais interessantes tratados neste encontro.

1. Atualizamos a organização do Aniversário de morte dos nossos santos Fundadores São Vicente e Santa Luísa de Marillac. O Comitê Executivo Internacional para este acontecimento, Pe. Józef  Kapusciak (Vigário Geral da Congregação da Missão),  Pe. Manuel Ginete (Delegado do Superior Geral para a Família Vicentina), e Irmã Palmarita Guida (Filha da Caridade da Província de Nápoles), se reuniu no dia 20 de setembro com todos os encarregados das Comissões criadas para organizar o Aniversário. Estas Comissões são as da Herança, da Celebração e do Projeto, que são apoiadas pela Comissão de Secretariado e pela Comissão de Finanças. A Comissão da Herança organizará sessões de formação sobre a História Vicentina, a espiritualidade e a experiência com os Pobres.  A Comissão de Celebração está planejando as celebrações: uma em Paris em março de 2010 e outra em Roma em setembro de 2010. A Comissão de Projetos sugerirá um ou vários  projetos específicos em nível internacional dirigidos aos mais pobres dos Pobres, em que cooperarão os distintos grupos da Família Vicentina.

2. Estamos remodelando os Arquivos Gerais, ocupando três quartos amplos no subsolo da Cúria Geral.

3. Estudamos o relatório do Ecônomo Geral sobre a Distribuição dos Fundos para as Missões. Estabeleceram-se os seguintes critérios: 22% para a Ásia, 34% para a África,   9% para a Europa Oriental e 35% para a América Latina. Estas quantidades serão destinadas à formação, ao cuidado de nossos Coirmãos idosos, e às necessidades dos Coirmãos.

4. O Irmão Peter Campbell, Diretor da Central Vicentina de Solidariedade, apresentou seu relatório. Depois de nossa última reunião de tempo forte, a Central Vicentina de Solidariedade aceitou sete novos projetos, buscou fundos para outros dez e financiou cinco projetos menores. O Irmão Peter apresentou também ao Superior Geral e a seu Conselho um relatório sobre a união da Central Vicentina de Solidariedade com a Central Internacional para o Desenvolvimento. Este relatório foi preparado pelo Irmão Peter Campbell, pelo Padre Miles Heinen (novo Diretor da Central Vicentina de Solidariedade) e pelo Sr. Scott Fina. Convido vocês a acessar a página:www.famvin.org/vso.

5. O Conselho recebeu relatório do Pe. Manuel Ginete, delegado para a Família Vicentina. Depois da nossa última reunião do tempo forte, trabalhou com os Alunos Vicentinos Internacionais para animar os alunos da Congregação e da Família Vicentina a fortalecer os laços já existentes, impregnando-os do carisma de São Vicente.

O Pe. Ginete participou da celebração da Família Vicentina en Bathurst, Nova Gales do Sul, na Austrália, e de uma reunião internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, em Sydney, por ocasião da reunião do Dia Mundial da Juventude. Na celebração da Família Vicentina participaram umas 300 pessoas de 32 países diferentes. Como muitos talvez já sabem,  o próximo Dia Mundial da Juventude se celebrará em Madrid em 2011. Esperamos que a Família Vicentina possa organizar algo para a juventude e com ela, preferentemente antes dessa reunião mundial.

Pe. Ginete pregou um retiro para a Família Vicentina em Nairobi, Quênia, onde também visitou um bom número de centros. Ali se encontrou com os Irmãos da Caridade que vivem a uns cinco quilômetros do Centro DePaul, onde nossos coirmãos e as Filhas da Caridade têm um centro apostólico bem estabelecido. Depois visitou a Família Vicentina em Lima, no Peru, onde fez uma conferência  sobre a mudança de estruturas e suas repercussões, aproveitando a semana de estudos vicentinos. Todas as noites se reuniam cerca de 300 pessoas, entre Coirmãos, Filhas da Caridade e leigos pertencentes a distintos grupos de organizações vicentinas. No Peru há 19 grupos da Família Vicentina.

De 26 a 28 de Setembro, o Pe. Ginete visitou a Família Vicentina em Czestochowa, Polônia, quando se encontrou com 500 pessoas: Coirmãos da Congregação, Filhas da Caridade, Voluntárias da Caridade, Confrades Vicentinos, Juventude Marial e membros da Associação da Medalha Milagrosa. Participou também uma representação da Bielorrússia.

Pe. Ginete também apresentou um relatório não só sobre suas atividades para a celebração do 350º Aniversário, como também sobre a preparação das sessões continentais sobre o tema da mudança de estruturas. Em 2009 haverá quatro sessões: em fevereiro, no México; em junho, no Brasil; em julho, na África (Camarões); em novembro, na Ásia (Tailândia). Além disso, a Secretária  Executiva da Central da Família Vicentina, Irmã María Pilar, participou de uma reunião da Federação das Irmãs da Caridade de Estrasburgo, em Untermarchtal, e de outra reunião da Família Vicentina na América Central, realizada em Honduras.

6. Outras notícias internacionais da Família Vicentina: O Padre Enrique Rivas, Diretor Nacional da Associação da Medalha Milagrosa na Espanha foi nomeado Subdiretor Internacional da Associação da Medalha Milagrosa. Responsabilizar-se-á por ajudar a coordenar a preparação do Ano Jubilar que culminará com a reunião internacional de novembro de 2009 na Rue du Bac, em Paris. Agradecemos ao Pe. Benjamín Romo,  anterior Subdiretor, por sua generosa contribuição para o desenvolvimento da  AMM em nível internacional; e agradecemos ao Pe. Enrique Rivas por ter aceitado generosamente substituir o  Pe. Romo.

7. No relatório que nos enviou, o Pe. Robert Maloney, coordenador da Comissão para a Promoção de Mudanças de Estruturas, nos diz que se está publicando seu livro “Seeds of Hope, Stories of Systemic Change”(Sementes de esperança, Histórias sobre a Mudança de Estruturas) tanto em inglês como em espanhol. A versão inglesa pode-se pedir por sete dólares através do e-mail jmorse@vdpusa.org ou kkneaves@svdpusa.org. A versão espanhola pode-se comprar na editora da Milagrosa, García de Paredes, 45,  28010 Madrid, España,lamilagrosa@auronet.es.

8. Programa  do Centro Internacional de Formação (CIF). Recebemos relatório do Diretor do CIF sobre a última sessão em Paris, que tratou da liderança e de que participou um bom número de Visitadores da Congregação, e de membros de seus Conselhos e algum Superior Regional. O Superior Geral e seu Conselho nomearam Diretor do CIF o Padre Marcelo Manintim, da Província das Filipinas, para um período de cinco anos, renovável por mais três anos. O Vice-Diretor do CIF será o Pe. José Carlos Fonsatti, da Província de Curitiba, Brasil. Este já começou a exercer sua nova responsabilidade em setembro deste ano.

9. Nosso representante perante a ONU, Padre Joseph Foley, nos enviou um relatório que será publicado na página web Família Vicentina (famvin.org).

10. Também recebemos notícias de diferentes Conferências de Visitadores. O Superior Geral preparou uma carta que foi enviada aos Visitadores das Províncias da CLAPVI.  Seu representante na reunião na Argentina durante o mês de outubro foi o Padre José Antonio Ubillús. Esta reunião marcou o começo do Ano Jubilar da Província Argentina que está celebrando o 150º aniversário de presença vicentina.

Com relação à Conferência dos Visitadores da África e de Madagascar (COVIAM), recebemos um relatório preparado por nosso delegado para a formação na África, Pe. Sy Peterka.

11. Estudamos alguns pedidos de Coirmãos para distintas experiências internacionais de missões e também de El Alto, Papua-Nova Guiné e Ilhas Salomão. Continuamos recebendo pedidos de missionários por parte de Bispos de diversas partes do mundo. Esperamos e rogamos ao Senhor que envie trabalhadores a sua vinha. Um destes pedidos vem de um Bispo que havia trabalhado com as Filhas da Caridade em sua diocese anterior, em Angola, e que foi nomeado para outra diocese.  Outro pedido vem do Bispo de Rarotonga, nas Ilhas Cook.

12. Completamos nosso “tempo forte” com notícias do Secretariado Internacional de Estudos Vicentinos (SIEV), que se reuniu de 1 a 4 de setembro em Barcelona, Espanha. Pela proximidade da Assembléia Geral de 2010, o SIEV estabelecerá em seu programa outra sessão para Pesquisadores Vicentinos em 2011. O conteúdo dos trabalhos que realizou com os pesquisadores jovens será apresentado no primeiro número de Vicenciana em 2009. O SIEV também sugeriu algumas iniciativas para a celebração do 350º aniversário da morte de São Vicente e de Santa Luísa. Suas sugestões incluem um simpósio, publicações, competições e prêmios para trabalhos literários e artísticos. O SIEV continua preparando um guia introdutório para estudos vicentinos que será publicado na Vicenciana, quando terminarem. Sua próxima reunião será em outubro de 2009 na Cúria Geral, em Roma.

Estes foram os assuntos principais tratados e decididos em nossa reunião do “tempo forte” que lhes apresento como objeto de reflexão e como informação sobre o que está acontecendo na Congregação da Missão em nível internacional.

Recordem o tema de nossa Assembléia Geral de 2010, Fidelidade Criativa para a Missão, e pensem sobre ele.

Seu irmão em São Vicente,

G. Gregory Gay, C. M.,
Superior Geral