Free songs

Circular do Tempo Forte – Maio 2007

1 de maio de 2014
VOLTAR

CONGREGAZIONE DELLA MISSIONE CURIA GENERALIZIA


Via dei Capasso, 30
00164 Roma – Italia 
Tel. (39) 06 661 3061
Fax (39) 06 666 3831
e-mail: cmcuria@cmglobal.org

24 de maio 2007

A todos os membros da Congregação da Missão

Circular do Tempo Forte (14-17 de maio)

Caríssimos Coirmãos

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo encham seus corações agora e sempre.
Eis alguns dos temas mais interessantes que tratamos em nosso Tempo Forte:

1.Tratamos dois aspectos do tema da reconfiguração de Províncias. Em primeiro lugar, consideramos as conseqüências doencontro que tivemos com os três Visitadores da parte ocidental dos Estados Unidos que estão levando adiante o processo de reconfiguração. Estes farão uma apresentação de como foi oprocesso até agora, no encontro de Visitadores no México. Em segundo lugar, cremos que nosso papel não é tanto forçar a reconfiguração mas animar os Coirmãos e as Províncias a pensar nessa direação, como se fez até agora. O resultado será discutido na reunião de Visitadores em vista de estimular mais o pensamento. A justificativa da reconfiguração se baseia nas Constituições, art. 107, 3. A pergunta-chave que devemos fazer-nos é esta: Por que a reconfiguração? Vai ajudar a estarmos mais disponíveis para a missão?

2.Tratamos das atividades internacionais, a primeira das quais será o encontro de Visitadores Novos, que se realizará de 8 a
16 de janeiro de 2008. O coordenador desse encontro será o Pe. Corpus Delgado, Visitador de Saragoça. Tem muita experiência neste papel. Falamos também da possibilidade de outros encontros internacionais de agora até 2010. Temos uma data aberta em janeiro de 2009 e pensamos em realizar um encontro internacional sobre publicações e documentação da Congregação.

3.O Pe. José Antonio Ubillús, Assistente Geral para as Missões, e o Pe. John Gouldrick, Ecônomo Geral, apresentaram a Distribuição do Fundo para as Missões em 2007.

4.O Pe. Gouldrick nos fez também uma apresentação oral, resumindo o Encontro da Comissão Econômica, realizado na Cúria uns dias antes do Tempo Forte. Os membros dessa Comissão Econômica são os Pes. Santiago Azcárate (Saragoça), José Luis Fernández (Peru), Philippe Lamblin (Paris), Bernard Meade (Irlanda) e Thomas Stehlik (Estados Unidos, Província do Sul/Dallas).

5.Escolhemos os ganhadores do Prêmio Missão, que serão anunciados dia 31 de julho, Festa de São Justino de Jacobis. O Ecônomo Geral escreverá, agradecendo às Províncias por sua participação e informando aos que ganharam o prêmio. Desta vez, recebemos onze projetos, dos quais escolhemos cinco. Como fizemos anteriormente, junto com o anúncio dos ganhadores, apresentaremos uma breve descrição de cada um dos projetos.

6.Tivemos um relato feito pela equipe de Vincentiana e Nuntia. O relato foi apresentado pelo editor que estava deixando o cargo, Pe. Alfredo Becerra, em presença do Pe. Julio Suescun, que é o novo editor de Vincentiana eNuntia e também da página Web CMGLOBAL. Nomeamos um nova Equipe para editar Vincentiana. Serão os Pes. Julio Suescun, Claudio Santangelo (Secretário Geral), Jean Landousies e Manuel Ginete. CMGLOBAL será a página Web de toda a Congregação da Missão, internacional, com uma secção sobre a Cúria Geral. Estará disponível nas três línguas oficiais da Congregação e em italiano.

7.Començamos a buscar um novo membro para a Equipe do CIF (Centro Internacional de Formação). O Pe. Juan Julián Díaz Catalán terminará seu serviço em setembro de 2008 e o Pe. Hugo O’Donnell completará seu serviço em setembro de 2009. Esperamos ter nomeado o novo membro do CIF até setembro deste ano, para que possa participar em algumas das atividades para aprender como trabalha o CIF.

8.Mais uma vez tratamos dos Lugares Históricos Vicentinos e pensamos na formação de uma comissão de membros da Família Vicentina que veja como podemos melhorar nossos serviços, sobretudorespeito dos ramos leigos da Família Vicentina, em vista de sua formação contínua, e em relação às peregrinações, equipando-os convenientemente para fazer de nossos lugares históricos como que lares de “encontro mais familiar”.

9.Falamos sobre as Ilhas Salomão e aprovamos, para discutir durante o encontro da Conferência dos Visitadores da Ásia e do Pacífico (APVC) no México, um acordo entre o Superior Geral, que tem a responsabilidade de supervisão dessa missão, e os membros da APVC.

10.Os missionários de nossa missão de Papua/Nova Guiné estão começando a receber pedidos de possíveis candidatos para a Congregação da Missão. O primeiro ano de experiência será mesmo em Papua/Nova Guiné, numa paróquia que nos foi confiada recentemente pelo Arcebispo de Port Moresby

11.Estamos tratando com dois candidatos às missões ad gentes, sobre sua possível colocação.

12.Recebemos carta de um dos Bispos do Tchad, pedindo-nos que abramos uma casa de missião na sua diocese. É um pedido de que o Superior Geral tratará com os membros da Conferência de Visitadores da África e de Madagascar (COVIAM) em seu encontro no México.

13.Recebemos cópia dos Estatutos do Seminário Interno Interprovincial do setor mediterrâneo da Conferência de Visitadores da Europa (CEVIM). Será revisto e assinado no encontro do México. Estão envolvidas neste projeto de Seminário Interno Interprovincial as quatro Províncias da Espanha, Portugal, as três Províncias da Italia, as duas Províncias da França e a Província do Oriente.

14.Nossa sessão de formação contínua, durante o Tempo Forte, foi orientada pelo Pe. José María Nieto. Estudou conosco os direitos e os deveres da vida em comunidade.

Peço ao Espírito do Senhor que encha cada um de vocês com a abundância de seus dons e seus frutos, neste tempo de Pentecostes.

Seu irmão em São Vicente,
G. Gregory Gay, C. M.,
Superior Geral