Free songs

Circular do Tempo Forte – Janeiro 2009

1 de maio de 2014
VOLTAR

CONGREGAZIONE DELLA MISSIONE

CURIA GENERALIZIA

Via dei Capasso, 30
00164 Roma – Italia
Tel. (39) 06 661 3061
Fax (39) 06 666 3831
e-mail: cmcuria@cmglobal.org

12 de janeiro de 2009

A todos os membros da Congregação da Missão

Circular do Tempo Forte (8-12 de dezembro de 2008)

Caríssimos Coirmãos,

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo encham seus corações agora e sempre.

De 8 a 12 de dezembro, tivemos nosso encontro normal de Tempo Forte. Gostaria de comentar com vocês alguns dos pontos importantes que discutimos, em referência ao trabalho e à direção da Congregação.

1. A Cúria Geral:

Apreciamos o pedido do Ir. Milton Pereira de Jesus que, depois de três meses de experiência na Cúria, pediu para voltar à sua Província de origem. O Conselho Geral e eu respondemos favoravelmente a seu pedido. O serviço que os Irmãos prestam na Cúria Geral não é um trabalho fácil, como bem o sabem os que já trabalharam aqui. Nós, como Conselho, decidimos fazer um apelo à Congregação e a cada um dos Irmãos que, com a autorização de seu Visitador, quisesse vir prestar este serviço à Congregação na Cúria Geral. Pediríamos um compromisso por três anos, mas, como é prática entre nós, haveria um período de experiência de três meses. Qualquer Irmão que possa estar interessado fale com seu Visitador e o Visitador, se estiver de acordo, escreva ao Superior Geral com seu oferecimento.

O Superior Geral e seu Conselho decidiram convidar o Diretor Geral das Filhas da Caridade para um encontro anual com o Conselho, numa das reuniões de Tempo Forte. O objetivo deste encontro é que pode ajudar-nos a melhorar a qualidade de nosso serviço às Filhas da Caridade em todo o mundo.

2. Assuntos  econômicos:

1) Além do relatório do Ecônomo Geral, falamos de uma série de assuntos ligados à economia, especialmente em relação à crise econômica mundial e ao impacto que teve na Congregação como um todo, sobretudo no referente às aplicações.

2) Vai haver um curso para Ecônomos Provinciais, em nível da União de Ecônomos Gerais. Participarão dois Coirmãos de países de língua inglesa.

Também falamos de prolongar, por um período de três anos, o cargo dos Pes. Bernard Meade e Philipe Lamblin, dois membros da Comissão de Finanças da Cúria.

3) Estudamos o relatório anual das Províncias. O Superior Geral enviará uma carta em resposta a cada um destes relatórios. Relembro às Províncias que ainda não enviaram suas informações que o façam, para que possamos tê-las na Cúria o quanto antes.

4) Aprovamos os seguintes orçamentos: da Cúria Geral,  da Missão de Papua-Nova Guiné, da Missão de El Alto, da Juventude Marial internacional; e um pedido especial de MISEVI (Missionários Leigos Vicentinos) para a sustentação de um missionário de uma nova missão em Angola, o projeto de História da Congregação, o orçamento do SIEV (Secretariado Internacional de Estudos Vicentinos), a ajuda à COVIAM (Conferência dos Visitadores da África e de Madagascar), os orçamentos do Escritório junto às Nações Unidas, da Central para as Comunicações, da Central da Família Vicentina, da Central para a Solidariedade Vicentina. O Conselho também aprovou uma doação de mil euros (€ 1.000) para a Fundação Ozanam-Vicente de Paulo, para a publicação das Atas do simpósio realizado em honra de Giorgio La Pira.

3. Os prêmios para a Mudança de Estruturas e para as Missões:

1) Decidiu-se, nesta sessão do Conselho Geral, alternar os anos entre o Prêmio para os projetos de Mudança das Estruturas, que se anunciará dia 25 de janeiro de 2009, e o Prêmio para as Missões, a ser anunciado em julho de 2010. Nos anos seguintes, os ganhadores serão anunciados em julho, dando aos Visitadores e aos Coirmãos um tempo maior para apresentarem seus projetos a considerar.

2) Para a Mudança de Estruturas, foram apresentados oito projetos, dos quais foram escolhidos três.

4. Relatório sobre a Família Vicentina:

Apresentou-se o relatório da Irmã Pilar sobre os encontros da Federação das Irmãs da Caridade em Untermarchtal, de 30 de setembro a 4 de outubro, e da Família Vicentina da América Central, em San Pedro Sula, Honduras, de 9 a 12 de outubro.

Em novembro, o Pe. Manuel Ginete, no programa do CIF em Paris, fez quatro conferências sob o título geral de “Família Vicentina como participante da Missão no mundo”.

Algumas das atividades que o Pe. Ginete planejou para os próximos meses são estas: O Encontro de Responsáveis da Família Vicentina internacional, no final de janeiro, em Madri, oficinas sobre a Mudança de Estruturas, no México em fevereiro, no Brasil em junho, em Camarões em julho, em Bangkok em novembro. O Pe. Ginete também participará na Assembléia Internacional da AIC no México e num seminário da AIC da África em Camarões, aproveitando sua passagem por esses países para as oficinas sobre liderança. Ao mesmo tempo, representará o Superior Geral do encontro da COVIAM que acontecerá logo depois da oficina continental em Camarões. O último grande acontecimento em 2009 será a participação no Encontro da AMM (Associação da Medalha Milagrosa) internacional, em novembro.

5. Informe da Central para a Solidariedade Vicentina:

O Ir. Peter Campbell apresentou um relatório. As atividades recentes da CSV podem ser vistas na página web: www.famvin.org/VSO

6. Relatório sobre o Escritório junto às Nações Unidas:

Recebemos um relatório do Pe. Joseph Foley, nosso representante junto à ONU. O mais importante desse relatório foi o anúncio de que 2009 foi proclamado Ano Internacional da Reconciliação. Com este nome se querem fomentar processos de reconciliação nas sociedades afetadas ou divididas por conflitos; tais processos são necessários para o estabelecimento de uma paz firme e duradoura. Isto também convida os governos a desenvolver programas adequados cultural, educacional e socialmente para promover o conceito de reconciliação, animando a realização de conferências e seminários e difundindo informações sobre o tema.

O relatório do Pe. Foley também dava informações sobre as “aldeias do milênio”. Estas aldeias são uma aproximação integral ao desenvolvimento, com a esperança de criar aldeias africanas auto-suficientes. Desde 2005 já se criaram oitenta aldeias em dez países. O Pe. Foley espera que a idéia das aldeias do milênio possa ser desenvolvida através da Comissão de Projetos do 350º aniversário das mortes de São Vicente e Santa Luísa, por sua relação com nosso carisma vicentina e com nosso trabalho para a mudança de estruturas.

O Pe. Foley está trabalhando numa nova página web. Está em processo de construção e pode ser visitada em: www.cm-ngo.org

7. Relatório da CLAPVI (Conferência Latino-Americana de Províncias Vicentinas):

A última Assembléia, que  a Conferência de Visitadores celebrou na América Latina, em que esteve presente o Pe. José Antonio Ubillús, elegeu sua nova diretoria. Os eleitos para representar a América Latina são os seguintes: Presidente, Pe. Daniel Vásquez, da Província da  Colômbia; Vice-presidente, Pe. José Francisco Ramos, da Província da América Central; Secretário Executivo, Pe. José Jair Vélez, da Província da Colômbia; outros Membros: Pes. Silviano Calderón, da Província do México, e Agnaldo Aparecido de Paula, da Província do Rio de Janeiro.

8. Missões internacionais:

Recebemos uma série de relatórios e projetos apresentados pela missão de El Alto. O Superior informa sobre a situação de cada Coirmão; recebemos um rascunho de contrato com a Diocese. Recebemos um projeto para missionários leigos. O relatório da comunidade e o projeto apostólico foram aprovados pelo Conselho Geral. Em maio de 2009. o Pe. José  María Nieto visitará El Alto; em agosto, também o Pe. José Antonio Ubillús, Assistente das Missões, visitará essa missão.

Temos boas notícias da missão de Papua/Nova Guiné. Um Coirmão da Nigéria, Pe. Justin Eke, finalmente recebeu o visto de entrada e permanência. Já chegou e está no trabalho, com o Superior, pe. Rolly Santo. Nosso Coirmão da Província de Porto Rico, Pe. Tulio Cordero, terminou  sua experiência missionária em Papua/Nova Guiné e voltou à sua Província de origem. Quero agradecer tanto ao Pe. Justino como ao Pe. Tulio seu comprometimento com esta missão internacional da Congregação da Missão.

No que se refere à missão internacional das Ilhas Salomão, temos algumas informações sobre nossos candidatos estudantes que no momento estão no programa de formação nas Ilhas Salomão e nas Ilhas Fiji, sob a responsabilidade da Província da Austrália.

Em relação aos novos candidatos para as missões, recebemos pedidos de três Coirmãos, um para envio imediato e outros dois para futuros compromissos nas missões internacionais em 2010 e 2011. Mesmo se a resposta para estas missões internacionais, por parte de toda a Congregação, não foi muito abundante, houve suficiente interesse. Estamos em processo de fazer chamadas e dialogar com os candidatos e seus Visitadores.

Ao terminar esta circular sobre nosso recente Tempo Forte, aproveito a oportunidade para desejar a todos vocês um novo ano cheio de felicidade e paz, com muita força para realizarem o trabalho do Senhor como ele nos pede. Animo-os a que se esforcem continuamente para conhecer mais profundamente o espírito da Congregação, voltando sempre ao Evangelho e ao exemplo e aos ensinamentos de São Vicente, recordando que nosso espírito e nossos ministérios devem alimentar-se mutuamente (Const. 8).

Seu irmão em São Vicente,

G. Gregory Gay, C. M.,

Superior Geral