Aconteceu do dia 16 ao dia 20 de janeiro de 2016, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Japeri – RJ, Diocese de Nova Iguaçu, as Santas Missões Populares Vicentinas.

Participaram das Santas Missões: 28 leigos e leigas, 2 Filhas da Caridade (Província do Rio de Janeiro), 17 Missionários da PBCM (11 seminaristas e 6 padres), Pe. Paulo César Machado (pároco), Diácono Francisco Sales Filho (casado) e mais de uma centena de missionários do local.

A primeira semana das Missões foi especialmente dedicada à mãe de Deus. Todos os dias, logo pela manhã, a imagem da mãe Aparecida, era conduzida de uma comunidade para outra onde acontecia a oração do terço e as visitas aos idosos e doentes ao longo do dia inteiro. Maria, como afirmou o papa Paulo VI mostrou-se verdadeiramente a estrela da evangelização sempre renovada, que a Igreja, obediente ao mandato do Senhor, deve promover e realizar, sobretudo nestes tempos difíceis mas cheios de esperança!” (EN, 82). Maria como primeira missionária, por ter sido aquela que pôr primeiro carregou Cristo em seu ventre para torná-lo conhecido e amado no mundo, acompanhou os missionários vicentinos, abrindo muitas portas nesta jornada. A chuva que caiu ao longo de toda esta semana não atrapalhou em nada os trabalhos missionários, sendo uma materialização das bênçãos que Deus e a mãe Maria queriam derramar sobre as suas filhas e os seus filhos tão sofridos.

Além das centenas de visitas feitas às famílias, doentes e idosos é preciso destacar as belíssimas e piedosas Celebrações (Eucarísticas, Unção dos Enfermos, Penitenciais, Memória das Lideranças), Encontros com as crianças, jovens e casais, Reuniões e Caminhadas.

Um pouco da realidade. Em Japeri, com menos de 30 mil habitantes, encontram-se os mais baixos índices de qualidade de vida, em todos os sentidos. As lideranças, muitas vezes dependentes profissionalmente do poder público, resistem a projetos mais políticos por medo de perder o emprego. Ainda persiste um coronelismo velado. Japeri, até pouco tempo, era um lugar muito tranquilo. A criação das UPP’s no Rio de Janeiro forçou a saída de pessoas ligadas à criminalidade que se refugiaram em outras regiões do estado, o que tem contribuído para o aumento da violência no lugar. Existe bastante Pentecostalismo na região de Japeri, especialmente na linha da Assembleia de Deus, embora algumas igrejas mais recentes, como a “Nova Vida”, já venham conquistando adeptos. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é formada por 5 Comunidades nos bairros (Comunidade São José, Comunidade N. Senhora da Conceição, Comunidade São Francisco de Assis e Santa Edwirges, Comunidade Nossa Senhora do Rosário e Santa Águeda, Comunidade Santo Antônio) e 2 comunidades na área rural, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida (com poucos moradores residentes). A Assembleia Diocesana concluída em maio de 2015, elegeu como urgências: “Uma igreja, Comunidade de Comunidades; em estado permanente de Missão; que está buscando caminhos de evangelização para a Família e a Juventude”.

A Comissão Central das Santas Missões Populares Vicentinas louvando a Deus, à Mãe Maria e a São Vicente de Paulo pelo trabalho realizado, agradece a todos os missionários, as missionárias, os apoiadores e financiadores deste projeto.

Confira abaixo algumas fotos: