Free songs

Circular – Santas Missões Populares Vicentinas

29 de abril de 2014
VOLTAR

Prezados Coirmãos,

“A grande necessidade da Igreja é a de ter homens evangélicos, que trabalhem para purificá-la, iluminá-la e uni-la a seu Divino Esposo” (SV III, 202).

De 12 a 26 de janeiro de 2014, realizaremos as Santas Missões Populares Vicentinas, na Pa-róquia da Sagrada Família, em Januária (MG). Esta paróquia, composta de 80 comunidades, divididas em três áreas pastorais, foi criada no ano de 1967 e abrange parte da cidade de Januária e o pequeno município de Cônego Marinho, com uma população estimada em 35 mil habitantes. Localizada às margens do Rio São Francisco, a região se caracteriza pela riqueza de sua cultura e por sua entranhada religiosidade popular. A escassez de chuva, a negligência dos órgãos competentes no tocante às políticas públicas e a insuficiência de recursos econômicos compõem o cenário sócio-político do lugar. Não obstante a carência pastoral, as comunidades contam com um número significativo de leigos e leigas conscientes de sua vocação e comprometidos com a ação evangelizadora. Devido à grande extensão da paróquia, as Missões se desenvolverão apenas em uma das três áreas pastorais, a de Cônego Marinho, constituída de 35 comunidades, com aproximadamente 10 mil habitantes. Muito em breve, espera-se erigir aí a Paróquia São Vicente de Paulo.

Neste ano de 2014, os dois Regionais da Família Vicentinas assessorados pela Província Brasileira da Congregação da Missão, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, vão se unir para a realização das Santas Missões. Convidamos a todos os Coirmãos a participarem desse projeto apostólico tão marcadamente vicentino. Àqueles que desejarem, pedimos informar-nos a respeito de sua disponibilidade, enviando um e-mail para: familiavicentinabh@yahoo.com.br. Ainda que não possam participar em tempo integral, serão bem vindos por quanto tempo for possível. Para quem quiser ser incluído no ônibus que levará os missionários(as) de Belo Horizonte, este sairá no dia 11 de janeiro, às 21 horas, do Instituto São Vicente de Paulo, e voltará no dia 26 de janeiro, também à noite, saindo de Cônego Marinho.

Desejando a todos proveitosa celebração da novena e da Festa da Virgem da Medalha Mila-grosa, confiamos à segura proteção da Mãe de Jesus nossos esforços e tentativas em vista da realização do fim de nossa Congregação: seguir a Cristo evangelizador dos pobres.

Fraternalmente, em São Vicente,

Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, C.M. – Pelo Regional Rio de Janeiro

Pe. Vinícius Augusto Ribeiro Teixeira, C.M.- Pelo Regional Belo Horizonte