10 de outubro de 2016.

Prezados Coirmãos, 

A grande necessidade da Igreja é a de ter homens evangélicos, que trabalhem para purificá-la, iluminá-la e uni-la a seu Divino Esposo” (SV III, 202).

Em 2017, vamos celebrar os 400 anos de existência do Carisma Vicentino. Foi em 1617, ao pregar na matriz de Châtillon, que São Vicente incentivou os fiéis a responsabilizar-se por uma família pobre da paróquia, cujos membros estavam todos gravemente doentes e precisavam de comida e ajuda. A família foi salva por uma resposta surpreendente a esta chamada de ação e São Vicente compreendeu que a caridade, para ser efetiva, deve ser bem organizada, um acontecimento que mudou o mundo nos últimos 400 anos.

Este fato histórico nos lembra um texto bíblico que está no coração de nossa comum vocação vicentina (Mt 25, 35): “Eu era estrangeiro e vocês me acolheram”. Compreendendo e ajudando os estrangeiros em nosso meio, assumimos solidariamente aquele acontecimento de Châtillon e realizamos de fato nossa vocação vicentina: concretizamos o exemplo do Bom Samaritano em nossa comunidade.

Entre os eventos programados para a celebração de tão importante acontecimento, a Família Vicentina presente nos regionais de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, realizará de 14 a 28 de janeiro de 2017, as Santas Missões Populares Vicentinas, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Monteiro, bairro Campo Grande (RJ), Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Convidamos você, caríssimo Coirmão, e os demais membros da sua comunidade para participarem desse projeto apostólico tão marcadamente vicentino. Àqueles que desejarem, pedimos informar-nos a respeito de sua disponibilidade, preenchendo a Ficha de Inscrição anexo que deverá ser enviada até o dia 10 de novembro/2016 para o seguinte endereço: famvin.rio@gmail.com. Oportunamente enviaremos outras informações.

Confiamos à segura proteção da Mãe de Jesus nossos esforços e tentativas em vista da realização do fim de nossa Congregação: seguir a Cristo evangelizador dos pobres.

Fraternalmente, em São Vicente,

Pe. Agnaldo Aparecido de Paula, C.M.                      Pe. Raimundo João da Silva, C.M.
     Pelo Regional Rio de Janeiro                                             Pelo Regional Belo Horizonte