FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO

ENCERRAMENTO
DO ANO JUBILAR DA FAMÍLIA VICENTINA
2009 – 27 de Setembro – 2010

noticia_setembro_10

REGIONAL NORDESTE DE MINAS

Missão-Paróquia do Vale do Jequitinhonha
Francisco Badaró e Jenipapo de Minas

 

FAMÍLIA VICENTINA
Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo,
Juventude Marial Vicentina, Missionários Leigos Vicentinos

PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO
CARIDADE: amor a Deus e amor aos irmãos!

MOTIVAÇÃO
Meditar sobre a Caridade como manifestação de um amor que tem seu início no amor de Deus pela humanidade e envia ao amor e ao serviço aos irmãos.

Responsável: Sociedade de São Vicente de Paulo

 

Oração
Senhor Deus, revesti-nos das virtudes do coração do vosso Filho e inflamai-nos com seu amor, para que, assemelhando-nos a ele, possamos participar da redenção eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Primeira leitura (Eclo 3,29-30; 4,1-10)
Inclina ao pobre teu ouvido e arranca o oprimido do poder de seu opressor.

Leitura do Livro do Eclesiástico
O coração prudente medita a parábola, um ouvido que o escute é o desejo do sábio. A água apaga a chama, a esmola expia os pecados.
Filho, não recuses ao Pobre o seu sustento, não desvies teusolhos do miserável. Não faças sofrer aquele que tem fome, não irrites o homem na sua indigência. Não agites mais um coração desesperado, não recuses teu dom ao necessitado. Não rejeites o pedinte oprimido, não desvies teu rosto do Pobre. Do que pede, não desvies teu olhar, não lhe dês motivo para te amaldiçoar, pois amaldiçoando-te em sua amargura o seu Criador atenderá seu clamor. Faz com que a comunidade te ame, diante de um grande abaixa a cabeça. Inclina teu ouvido ao Pobre e responde-lhe a saudação com afabilidade. Arranca o injustiçado da mão do injusto e não sejas medroso no teu julgar. Sê para os órfãos como um pai e como um marido para suas mães. E serás como um filho do Altíssimo, e ele, mais do que tua mãe, amar-te-á.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 71/72,1-2.7-8.12-13.17)
Refrão: Escuta, Senhor, ao Pobre que te invoca.
– Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza. Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos Pobres.
– Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
– Libertará o indigente que suplica, e o Pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
– Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Lc 10,25-37)
E quem é meu próximo?

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!”
Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
Palavra da Salvação.

Oração sobre as Oferendas
Ó Deus, Pai de misericórdia, que na vossa imensa caridade nos destes o vosso Filho único, fazei que, formando com ele um só corpo, possamos oferecer-vos um culto digno de vós. Por Cristo, Nosso Senhor.

Oração depois da Comunhão
Tendo participado do vosso sacramento de amor, imploramos, ó Deus, que, conformados ao Cristo na terra, nos associemos no céu à vossa glória. Por Cristo, Nosso Senhor.


MOTIVAÇÃO

SEGUNDO DIA DO TRÍDUO

MISSÃO: serviço de amor e doação aos irmãos!

Meditar sobre o aspecto missionário da consagração vicentina, compreendendo a missão como anúncio do Evangelho e cuidado com o mundo, especialmente atenção aos mais Pobres e sofredores.

Responsável: Missionários Leigos Vicentinos

Oração

Ó Deus, que santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Ez 34,11-16)
Como um pastor, assim eu velarei sobre as minhas ovelhas.

Leitura da Profecia de Ezequiel
Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para as conduzir à sua terra. Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito”.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial (Sl 22/23,1-3.4.5.6)
Refrão: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
– O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
– Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra de seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança.
– Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
– Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho (Mt 28,16-20)
Ide e fazei discípulos meus todos os povos.

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus se aproximou e falou: “Toda autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
Palavra da Salvação.

Oração sobre as Oferendas
Ó Deus, estas oferendas depositadas na vossa presença sejam santificadas pelo fogo do Espírito Santo, que abrasou com o ardor missionário os corações dos discípulos de vosso Filho, que vive e reina para sempre.

Oração depois da Comunhão
Ó Deus, a comunhão que recebemos aproveite-nos para vivermos continuamente inflamados por aquele Espírito que derramastes sobre os vossos missionários desde o início da pregação apostólica. Por Cristo, Nosso Senhor.


MOTIVAÇÃO
TERCEIRO DIA DO TRÍDUO
CARIDADE E MISSÃO:
instrumentos da transformação do mundo!

Meditar sobre a Caridade e a Missão como aspectos inseparáveis da vocação vicentina, insistindo na ideia de que o amor a Deus deve ser vivido e testemunhado ao mundo por uma vida convertida e compromissada com a história.

Responsável: Juventude Marial Vicentina

Oração
Ó Deus, cuja misericórdia não tem limites e cuja bondade é um tesouro infinito, aumentai a fé do povo que vos foi consagrado, para que, por uma justa compreensão, todos reconheçam com quanto amor foram criados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Dt 6,4-9)
Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração.

Leitura do Livro do Deuteronômio
Moisés falou ao povo dizendo: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa ou andando pelos caminhos, quando te deitares ou te levantares. Tu as prenderás como sinal em tua mão e as colocarás como um sinal entre os teus olhos. Tu as escreverás nas entradas da tua casa e nas portas da tua cidade”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 1,1-2.3.4.6)
Refrão: Feliz aquele que encontra seu prazer na lei de Deus!
– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
– Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Mt 5,13-16)
Vós sois a luz do mundo.

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que o salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.

Oração sobre as Oferendas
Acolhei, Senhor, com bondade, as nossas oferendas e transformai-as no sacramento da redenção, memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, para que, pela força deste sacrifício, mantendo firme a nossa confiança em Cristo, alcancemos a vida eterna. Por Cristo, Nosso Senhor.

Oração depois da Comunhão
Concedei-nos, ó Deus de misericórdia, que, alimentados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, possamos beber com confiança das fontes da misericórdia e nos mostremos sempre mais misericordiosos para com os irmãos e irmãs. Por Cristo, Nosso Senhor.


SOLENIDADE

DE SÃO VICENTE DE PAULO

Oração

Senhor, para a salvação dos Pobres e a formação do clero, cumulastes de dons apostólicos vosso Bem-Aventurado servo Vicente. A nós que buscamos os ensinamentos de sua vida, concedei-nos continuar no mundo a missão de vosso Filho e abrasai-nos sempre com o vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Primeira Leitura (Is 52,7-10)

Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a paz.

Leitura do Livro do Profeta Isaías
Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz as boas novas e anuncia a salvação, que diz a Sião: Teu Deus reina!
Ouve! Tuas sentinelas elevam a voz, todas juntas soltam gritos de alegria, porque vêem com seus próprios olhos o Senhor voltar a Sião. Prorrompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalé! Porque o Senhor conforta o seu povo, resgata Jerusalém. O Senhor descobre seu braço santo aos olhares das nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 39,10-11.12.17-18)
Refrão: Proclamei alto vossa fidelidade e vossa salvação!
– Anunciei a justiça na grande assembléia, não cerrei meus lábios, Senhor, bem o sabeis. Não escondi vossa justiça no coração; mas proclamei alto vossa fidelidade e vossa salvação.
– Não ocultei a vossa bondade nem a vossa fidelidade à grande assembléia. E vós, Senhor, não me recuseis vossas misericórdias; protejam-me sempre vossa graça e fidelidade.
– Exultem e se alegrem em vós todos os que vos procuram; digam sem cessar aqueles que desejam vosso auxílio: Grande é o Senhor! Quanto a mim, sou pobre e desvalido, mas o Senhor vela por mim.

Segunda Leitura (1Cor 1,26-31; 2,1-2)
O que é fraco no mundo, Deus o escolheu.

Leitura da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios
Vede bem, irmãos, quem sois vós, aqueles que Deus chamou: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. O que é estulto no mundo, Deus o escolheu, como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são. Assim, nenhuma criatura se vangloriará diante de Deus. É por ele que sois em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito: quem se gloria glorie-se no Senhor.
Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio de palavra ou de sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Mt 5,1-12)
Anúncio do Reino das bem-aventuranças.

† Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava dizendo:
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus!
Palavra da Salvação.

Oração sobre as Oferendas
Senhor, concedestes a São Vicente de Paulo, ao celebrar os divinos mistérios, imitar o que fazia. Concedei-nos igualmente, pela virtude deste sacrifício, sejamos uma oferenda agradável a vossos olhos. Por Cristo, Nosso Senhor.

Prefácio da Oração Eucarística
Na verdade, ó Pai eterno e todo-poderoso, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória, em todo o tempo e lugar e, em especial, nesta solenidade de São Vicente de Paulo, pois o chamastes a seguir os passos de vosso Filho, consagrando a sua vida à evangelização dos Pobres. E por ele, abrasado de zelo pela difusão do vosso Reino, nos destes um exemplo e uma norma de fervor apostólico, a fim de que também nós, em virtude do vosso Espírito e impelidos pela vossa caridade, empreguemos as nossas forças e toda a nossa vida em trabalhar pela salvação dos Pobres, por Cristo, Nosso Senhor.
Por isso, com todos os anjos e os santos, proclamamos a vossa glória, dizendo a uma só voz:

Oração depois da Comunhão
Nutridos com vosso sacramento, nós vos suplicamos, ó Senhor, que assim como somos atraídos, pelos exemplos de São Vicente, a imitar vosso Filho na evangelização dos Pobres, também sejamos ajudados pelo seu auxílio. Por Cristo, Nosso Senhor.