À FAMÍLIA VICENTINA E AOS AMIGOS DE SÃO VICENTE E SANTA LUÍSA

            Queridos amigos e companheiros na Família de São Vicente e Santa Luísa,

            Em nome da Comissão do Patrimônio Espiritual (Heritage Commission) para a comemoração dos 350 anos da morte de São Vicente e Santa Luísa, tenho muito gosto em apresentar-lhes as duas primeiras fichas de reflexão para a Família Vicentina. A primeira, para outubro de 2009, foi escrita pela Irmã Julma Neo, F. C., da Província das Filipinas, e é intitulada: São Vicente e Santa Luísa: profetas da caridade. A segunda, para novembro de 2009, foi escrita pelo Pe. Luigi Mezzadri, C. M., da Província de Roma, e é intitulada: Espiritualidade Vicentina: o encontro com Cristo no Pobre.

Haverá outras dez, duas cada dois meses. Vocês poderão também encontrá-las na página da Família Vicentina: famvin.org/xxxx e também irão recebê-las dos responsáveis de cada ramo da Família Vicentina, através de seus canais normais de distribuição.

Nossa Comissão espera chegar a cada membro da Família Vicentina por meio destas fichas de reflexão. O resultado, entretanto, vai depender das iniciativas no nível local.

Como membro individual da Família Vicentina, você é convidado primeiramente a refletir sobre o tema de cada mês e a tomá-lo seriamente em consideração.

Depois, procure passá-lo adiante. Passe para quatro diferentes grupos: os membros de seu próprio ramo, os membros de outros ramos, as pessoas com quem trabalha na caridade e enfim as pessoas pobres e necessitadas. Este poderá ser um momento criativo, uma chance de abrir nossos olhos para novas oportunidades. Se você vive numa região onde sejam excelentes a colaboração e o planejamento, você é feliz. Em todo caso, as iniciativas não devem restringir-se só aos que estão nos ofícios de governo. A organização pode ser formal ou informal, mudando e crescendo de mês para mês.

Gostamos de citar a frase de São Vicente: “O amor de Deus é inventivo até o infinito!” Façamos da criatividade a característica deste ano de celebrações.

É um tempo para rezar, refletir, partilhar e agir. Simples gestos de amizade e de mútua apreciação, amor em obras, uma porta aberta, uma visita inesperada, reunir-nos em volta da mesma mesa, descobrir meios de criar nova vida entre nós. O que é pequeno pode ser muito bonito. Plante sementes. Faça-as crescer.

Já foi dito, mas é bom repetir: Envolvam seus companheiros de trabalho e os Pobres. Procurem ver-se uns aos outros, olhando-se nos olhos.

Se vocês desejam algumas orientações para a partilha e a celebração nos grupos, aqui vão algumas sugestões que nos chegaram até agora.

1. Comecem a partilha com uma oração ou um canto.

2. Convidem os membros do grupo a partilhar suas respostas às questões propostas para a reflexão pessoal. Deixem um tempo para ouvirem cada pessoa. A discussão pode vir depois.

3. Depois que cada um tenha se manifestado, façam um tempo de silêncio… tomem consciência da presença do Espírito no grupo, falando através da participação de cada membro… escutem a Palavra.

4. O líder do grupo pode convidar os presentes a comentar os temas principais que cada um ouviu.

5. O líder pode então convidar os membros a rezarem espontaneamente.

6. O grupo pode terminar com uma oração aos Fundadores.

Finalmente partilhem suas experiências com toda a Família Vicentina. O website famvin para a celebração dos 350 anos fornece uma oportunidade de partilhar suas experiências locais e pessoais com a Família Vicentina do mundo inteiro. Mandem por favor suas histórias, suas fotos, as contribuições que parecerem mais importantes para:

350famvinen@gmail.com para inglês;
350famvines@gmail.com para espanhol;
350famvinfr@gmail.com para francês;
350famvinit@gmail.com para italiano;
350famvinpl@gmail.com para polonês;
350famvinpt@gmail.com para português.

Sei que todos vocês gostariam de agradecer, com a nossa Comissão, aos que escreveram estas reflexões e aos Coirmãos e às Irmãs que fizeram suas traduções.

Possa o Espírito Santo ajudar-nos a aproveitar localmente desta oportunidade única!

Em nome da Comissão, sou o irmão de vocês em São Vicente,

Pe. Hugh O’Donnell, C. M.,

Coordenador

Membros da comissão:

Sylvie Larminat (AIC França)
Irmã Angeles Infante Barrera, FC (Espanha)
Irmã Carmen Victoria Ruiz de Toro, FC (Espanha)
Irmã Louise Sullivan, FC (Estados Unidos – Canadá)
Padre José Carlos Fonsatti, CM (Curitiba, Brasil / CIF Paris)
Padre Marcelo Manimtim, CM (Filipinas / CIF Paris)
Irmã Mariana Gruber, FC (Brasil)
Irmã Gloria Anienbonam, FC (Nigeria)
Irmã Socorro Evidente, FC (Filipinas)
Padre Hugh O’Donnell, CM (Província da China)